Haddad indica dois novos diretores para o Banco Central

Gabriel Galípolo, secretário-executivo da Fazenda, e Ailton Aquino, servidor do BC, serão avaliados no Senado; expectativa é que travem debate no Copom pela redução dos juros

Aquino e Galípolo. Foto: Reprodução/Linkedin /Banco Fator

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, realizou duas indicações para diretorias que estão vagas no Banco Central (BC), na segunda-feira (8). Para a diretoria de Política Monetária do BC foi indicado o atual secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, e para a diretoria de Fiscalização a indicação foi o servidor de carreira do BC Ailton Aquino.

Os nomes devem ser aprovados pelo Senado antes de serem efetivados. A indicação de Aquino tem grande importância, pois, caso aprovado, será o primeiro negro na história a ocupar um cargo na direção do BC. Ele tem 25 anos de Banco e atualmente é auditor chefe.

Leia também: Lula critica Campos Neto por política monetária abusiva e impeditiva

A ideia do governo com as indicações é convergir o trabalho de política econômica do BC com o Executivo, com a finalidade de proporcionar crescimento econômico por uma maior coordenação fiscal e monetária.

As duas diretorias têm assentos no Conselho de Política Monetária (Copom). Com isso, Galípolo e Aquino podem fortalecer a batalha pela queda da taxa básica de juros (Selic).

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a atual diretoria do BC tem mantido os juros em um patamar elevado (13,75% a.a.) sob o risco de desencadear uma recessão econômica com o pretexto de controle da inflação – que demonstra estar desacelerando.

Dessa forma, os novos dois diretores, se aprovados no Senado, devem travar o debate sobre a redução da Selic dentro do Copom, que é formado pelo presidente do BC e mais oito diretores.

Projeções

A troca do posto de número 2 da Fazenda por uma diretoria do BC levanta a expectativa de que Galípolo tenha aceitado a oportunidade como forma de colocar seu nome à disposição para assumir a presidência futura do Banco. O mandato de Roberto Campos Neto vai até 31 de dezembro de 2024. Assim, Galípolo pode ser indicado ao Senado para substituir Neto a partir da metade do governo Lula.

Para a secretaria Executiva da Fazenda em substituição a Galípolo foi indicado o advogado Dario Durigan, que assume em decorrência da tramitação das indicações no Senado. Durigan já ocupou postos na Advocacia-Geral da União, na Casa Civil da Presidência da República na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff e trabalhou na área jurídica da cidade de São Paulo quando Haddad era prefeito. Atualmente ele estava como diretor do Whatsapp (Meta), no Brasil.