Anderson Torres é libertado, mas STF já sabe que ele tramava contra a Corte  

Ministros do Supremo tiveram acesso a conversas do ex-ministro de Bolsonaro, nas quais ele planejava prender um integrante daquele poder

Anderson Torres. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes colocou em liberdade o ex-ministro da Segurança Pública do Distrito Federal (DF) Anderson Torres, acusado de omissão nos atos golpistas do 8/1.

Contudo, novas denúncias surgiram contra o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, que terá de cumprir várias cautelares, De acordo com a jornalista Daniela Lima, da CNN, ele tramou contra a Corte, inclusive planejando a prisão de um dos seus integrantes.

 “Eu conversei com um integrante do Supremo Tribunal Federal, e a informação que chega à Corte é de que o ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro aparece em conversas tramando contra a Corte”, alertou a apresentadora da CNN Daniela Lima.

“Conversas que mencionam inclusive a hipótetica prisão, ilegal e antidemocrática de um integrante do STF e de que esse ministro deveria ser deixado em ‘local incerto e não sabido”, disse a jornalista.

Leia mais: Bolsonaristas estão apavorados com chance de delação de Anderson Torres

A líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (RJ), que vai integrar a CPMI do Golpe, diz que a situação do ex-ministro ainda é grave.

“Anderson Torres foi solto, mas continua sob investigação. E graves denúncias contra ele continuam a aparecer. Membros do Supremo Tribunal Federal tiveram acesso a conversas em que o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro tramou contra a Corte, e ainda sugeriu que um dos fosse preso e deixado em lugar ‘incerto e não-sabido’. Isso é muito grave e mostra mais uma vez a natureza golpista dos atos que levaram Torres à prisão em janeiro e o mantêm – por ora – com uma tornozeleira eletrônica”, avaliou a deputada.

“Graves denúncias contra Anderson Torres apareceram! Membros do STF tiveram acesso a conversas em que o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro tramou contra a Corte, e ainda sugeriu que um dos ministros fosse preso e deixado em lugar “incerto e não-sabido”. Isso gravíssimo!”, reagiu a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Para o senador Humberto Costa se trata de “golpismo escancarado”. “São graves as informações trazidas pela jornalista Daniela Lima de que o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres, preso pela PF, conspirou contra o STF e tinha planos de sequestrar um ministro da Corte”, afirmou.

Cautelares

Apesar da liberdade, Torres terá de cumprir algumas medidas cautelares: uso de tornozeleira eletrônica; proibição de deixar o Distrito Federal e de sair de casa à noite e nos fins de semana; afastamento temporário do cargo de delegado de Polícia Federal; comparecimento semanal na Justiça; entrega do passaporte à Justiça e cancelamentos de todos os passaportes já emitidos para Torres; suspensão de porte de armas de fogo, inclusive funcionais; proibição de uso de redes sociais; e proibição de comunicação com os demais investigados no caso.

Autor