Chapa da CTB é reeleita na APLB-Bahia com mais de 46 mil votos

Na gestão 2023-2027, Rui Oliveira será o coordenador-geral da diretoria executiva colegiada, enquanto Marilene Betros será a vice-coordenadora-geral

Nova direção da APLB-Sindicato toma posse [Foto: APLB]

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) divulgou nesta quarta-feira (24) o resultado das eleições para sua diretoria, que foram realizadas em 15 e 16 de maio. A Chapa 1 – Experiência e Renovação, única concorrente na disputa, foi eleita com 46.349 votos. A posse também ocorreu nesta quarta.

A vitória manterá a entidade por mais quatro anos nos rumos do sindicalismo classista, já que a Chapa 1, de situação, foi formada por lideranças da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). Na gestão 2023-2027, Rui Oliveira será o coordenador-geral da diretoria executiva colegiada, enquanto Marilene Betros será a vice-coordenadora-geral.

A sigla APLB remete ao primeiro nome do sindicato – Associação dos Professores Licenciados do Brasil – Secção da Bahia. Fundada em 1952, a entidade é uma das maiores do movimento sindical baiano, com uma base de cerca de 100 mil trabalhadores em Educação da rede pública estadual.

Rui Oliveira, reeleito 1º secretário da diretoria executiva da APLB, discursa durante a solenidade de posse da nova direção [Foto: APLB]

Para garantir uma boa participação da categoria nas eleições, o sindicato providenciou urnas fixas e volantes, na capital e no interior. Os dois dias de votação mobilizaram 50.778 trabalhadores da base. Além dos 91,3% dos votos para a Chapa 1, houve 6,7% de votos em branco e 2% de nulos.

“Mais uma vez, a APLB-Sindicato demonstra a sua tradição democrática. Agradecemos a todos que se dedicaram para que as eleições da APLB-Sindicato transcorressem da melhor forma possível”, registrou a entidade, em seu site. “Quem ganha com isso é a categoria, a educação, o estudante e o movimento sindical.”

Autor