Bombardeio atinge cidade em Gaza onde estão brasileiros
O palestino-brasileiro Hasan Rabee registrou o momento do ataque aéreo que deixou mortos e feridos. Cerca de 30 brasileiros aguardam a abertura da fronteira de Rafah.
Publicado 20/10/2023 12:53 | Editado 20/10/2023 18:26
Um bombardeio israelense atingiu nesta quinta (19) a cidade de Khan Younis, na Faixa de Gaza, onde um grupo de brasileiros aguarda a abertura da fronteira com o Egito para ser repatriado pela operação Voltando em Paz.
O palestino-brasileiro Hasan Rabee, de 30 anos, gravou o momento da explosão perto da casa onde está hospedado. “Não existe lugar seguro na Faixa de Gaza”, diz Hasan Rabee.
Cerca de 30 brasileiros estão sobre os cuidados do ministério das Relações Internacionais desde o início da operação Voltando em Paz. Muitos deles estavam ao norte de Gaza quando o exército israelense ordenou a evacuação da região, na última sexta-feira (13).
Rabee e a família estão na cidade de Khan Younis desde o último sábado (14), quando o Itamaraty conseguiu retirar os brasileiros dos bombardeios ao norte.
A travessia para o sul chegou a ser suspensa por motivos de segurança depois que o exército israelense bombardeou rotas de fugas indicadas por Tel Aviv. O agravamento da situação do conflito, no entanto, fez com que o transporte ocorresse em caráter emergencial.
Desde o início dos bombardeios Rabee tenta sair do local Em conversa com a reportagem da Agência Brasil, na semana passada, o palestino-brasileiro contou que ele e a família já tiveram de mudar de várias casas para fugir dos ataques israelenses.
Rabee é naturalizado brasileiro e trabalha como vendedor na capital paulista, Ele foi a Gaza para visitar a família, acompanhado das duas filhas pequenas e a esposa brasileiras.