CAINDR se prepara para o “I Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional”

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional realiza amanhã (27/07), às 10h, no Plenário 15, reunião para traçar programação do I Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional qu

Já confirmaram presença Fábio Vaz representando o governador do estado do Acre, Arnóbio Marques de Almeida Júnior, Ricardo Mariano, gerente executivo da unidade de assuntos legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) representando o presidente Armando de Queiroz Neto, Ione Égler, coordenadora geral de biodiversidade do Ministério de Ciências e Tecnologia, André Lima, diretor de ações da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente, além dos parlamentares da comissão.


 


Na programação do evento, estão inclusas mesas de debates que vão tratar dos mais variados temas que envolvem a Amazônia brasileira e o Desenvolvimento do país. Entre eles estão Inclusão Social e Cidadania e Gestão Ambiental e Ordenamento Territorial.


 


O Simpósio, proposto através do Requerimento nº16/2007, de autoria dos Deputados Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Marcelo Serafim (PSB-AM), Carlos Souza (PP-AM) e Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), membros da Mesa da CAINDR, tem por objetivo discutir a implantação do Programa da Amazônia Sustentável (PAS).


 


Como novo modelo de desenvolvimento para Amazônia brasileira, pautado na valorização das potencialidades de seu enorme patrimônio natural e sociocultural, voltado para a geração de emprego e renda, a redução das desigualdades sociais, a viabilização de atividades econômicas dinâmicas e inovadoras, com inserção em mercados regionais, nacionais e internacionais, e além de dinamizar o uso sustentável dos recursos naturais com a manutenção do equilíbrio ecológico. Além disso, o Simpósio visa incluir as medidas do PAS no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


 


De acordo com a presidente da Comissão, deputada Vanessa Grazziotin (PC do B/AM), a Amazônia tornou-se um dos temas mais discutidos na atualidade, pois a questão ambiental incorporou-se nas agendas governamentais e da sociedade civil, no Brasil e no mundo. Nesse ano, por exemplo, foi tema da campanha da fraternidade e do 59º Congresso Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além de pautar os eventos dos Organismos Internacionais.


 


Diovana Miziara
Assessoria de Comunicação da CAINDR