Sem categoria

João Leite, Costa e Jô lideram pesquisa em Belo Horizonte

O deputado estadual tucano João Leite (27%) e o ministro das Comunicações peemedebista  Hélio Costa (25%) disputam o primeiro lugar da pesquisa Datatempo, divulgada nesta segunda-feira (8) pelo diário O Tempo, sobre a intenção de votos para

Antônio de Pádua lembra que quando  Patrus Ananias (PT) foi eleito prefeito de Belo Horizonte, em 1992, as primeiras pesquisas o colocavam na lanterna. Com Patrus em Brasília, como ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o PT pode lançar tanto o atual vice- prefeito de Belo Horizonte Ronaldo Vasconcellos como o deputado federal Virgílio Guimarães, o que levou o instituto a pesquisar dois cenários. Os dois figuram em quarto lugar, Ronaldo Vasconcellos com 5,2% e Virgílio com 2,5% (veja o gráfico). O presidente municipal do PDT-Belo Horizonte, Sérgio Miranda, obteve 1,5%.



Na casa dos 20%



Em ambos os cenários a direrença entre os dois primeiros colocados – de 2,2 e 2,0 pontos – fica dentro da margem de erro da pesquisa, o que configura um empate técnico. Chama a atenção os percentual relativamente reduzidos dos primeiros colocados para a prefeitura, apesar de serem bastante conhecidos – João Leite já se candidatou duas vezes ao mesmo cargo e Hélio Costa, além de ministro, elegeu-se senador e candidatou-se duas vezes ao governo do estado. Ambos ficam na casa dos 20% das preferências, em contraste com as folgadas maiorias que a mesma pesquisa registrou para a Presidência da República e o governo de Minas Gerais.



Para presidente, o atual governador Aécio Neves (PSDB) teve a preferência de 67% dos pesquisados no primeiro cenário e 68% no segundo. Patrus, segundo colocado, ficou com 8,2%, segundo a pesquisa do O Tempo. Para o governo do estado, a liderança coube ao atual prefeito da capital, Fernando Pimentel (PT), com 53,5%. Hélio Costa apareceu em segundo, com 18,6%.



A amostra usada é composta de 402 entrevistas estratificadas quanto à região, sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 4,99%. Desde domingo, O Tempo está divulgando uma série de pesquisas, realizadas em toda Minas Gerais, para avaliar administrações municipais, estadual e federal e também o atual quadro eleitoral.



Com informações de O Tempo (http://www.otempo.com.br)