EUA tentam tirar pressão para que Israel adote TNP
Os Estados Unidos lançaram uma ofensiva para convencer os países árabes e a Turquia a abdicarem da exigência para que Israel assine o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP). A afirmação foi feita pelo representante americano na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Publicado 16/09/2010 14:34
De acordo com a Casa Branca, a demanda pode prejudicar as negociações de paz entre israelenses e palestinos. Os governos árabes e a Turquia afirmam defender um Oriente Médio livre de armas nucleares. Além disso, dizem que os Estados Unidos possuem dois pesos e duas medidas em relação a armas atômicas, ao aceitar que Israel possua artefatos nucleares e não assine o TNP.
Os israelenses adotaram uma política de não confirmar e tampouco negar que mantenham um arsenal atômico. No entanto, analistas e governos estrangeiros afirmam que não resta dúvidas de que Israel possua esses armamentos.
Segundo acordo firmado em maio na ONU, será realizada uma conferência, organizada pelo Egito, para transformar todo o Oriente Médio em uma área livre de armas nucleares.
Fonte: O Estado de S.Paulo