Operação da Polícia Federal fecha TJ e ouve Desembargadores

 

 
E nota, a Polícia Federal afirmou que apreendeu 375 mil reais em dinheiro, durante a Operação Maet, deflagrada nesta quinta-feira, 16. Também foram apreendidos um veículo, computadores, “pen drives”, documentos diversos, como escrituras e recibos, 5 armas de fogo e munições. Até uma máquina de conta dinheiro teve que ser utilizada para levantar a soma encontrada na residência de um advogado.

Ainda conforme a PF, duas pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e uma foi presa por possuir ilegalmente munições. 

Além dos mandados cumpridos no Estado do Tocantins, no início da tarde, a PF cumpriu mais quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois em Goiânia e dois em Rio Verde (GO).

Entenda o caso
A Polícia Federal informou em nota que deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Maet, cujo objetivo é o combate à corrupção no Estado do Tocantins. O TJ foi fechado pela Polícia Federal nesta manhã. Os servidores não puderam entrar, apenas os diretores acompanharam os policiais dentro do prédio. 

A operação teve como alvo, entre outros, a presidente do TJ, desembargador Willamara Leila; o vice-presidente, desembargador Carlos Luiz de Souza; e o desembargador Liberato Póvoa. Os três desembargadores já deixaram a Superintendência da PF, para onde foram levados pela manhã para depor.

Ainda de acordo com a PF, as investigações policiais tiveram duração efetiva de seis meses e foram realizadas pelo Núcleo de Inteligência da Superintendência de Polícia Federal no Tocantins. 

No período, foi estimado que o grupo movimentou milhões de reais no Estado, o que já foi confirmado com a localização de uma grande quantidade de dinheiro na residência de um advogado. O dinheiro está sendo contado.

Cerca de 120 policiais federais realizaram buscas em casas, escritórios de advocacia. A PF contou ainda com apoio de cerca 14 homens da Polícia Militar e da Polícia Civil do Tocantins.

Confira a seguir a íntegra da nota da Polícia Federal:

"COM RELAÇÃO AO BALANÇO DA OPERAÇÃO MAET, A PF TEM A INFORMAR O SEGUINTE:

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e oito mandados de condução coercitiva nas cidades de Palmas e de Araguaína.

Durante as buscas foram apreendidos 375 mil reais em dinheiro, um veículo, computadores, “pen drives”, documentos diversos, como escrituras e recibos, 5 armas de fogo e munições.

Duas pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e uma foi presa por possuir ilegalmente munições. Além dos mandados cumpridos no Estado do Tocantins, no início da tarde, a PF cumpriu mais quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois na cidade de Goiânia e dois na cidade de Rio Verde, no Estado de Goiás".

 
Fonte: Cleber Toledo