Derrotado nas urnas, Bolsonaro corta operação de abastecimento de água no Nordeste

Corte ocorreu após o 2º turno das eleições e afeta 1,6 milhões em oito estados; abastecimento foi comprometido sem os recursos que a Operação Carro-Pipa deixou de receber.

Agência Brasil - Empresa de Água de Itabuna / Divulgação

O descompromisso continua e, a cada dia, a realidade fica mais escancarada: o presidente Jair Bolsonaro (PL) somente mantinha projetos populares visando às eleições. Após ser derrotado nas urnas por Lula (PT), os cortes em diversas áreas ficaram ainda mais evidentes. A denúncia da vez, feita pelo jornalista Carlos Madeiro no UOL, aponta que a verba da Operação Carro-Pipa, que leva água para o semiárido, teve os recursos cortados. Isto ocorreu logo após o 2º turno das eleições.

Com o corte, de acordo com os dados coletados nas planilhas do Exército que a reportagem teve acesso, 1,6 milhões de pessoas no Nordeste ficaram desassistidas neste mês de novembro em oito estados.

A Operação é realizada há 20 anos com execução e financiamento do Exército e recursos também do Ministério de Desenvolvimento Regional. Segundo a reportagem, Alagoas foi o primeiro estado afetado, seguido de Pernambuco, Bahia e Paraíba, agora na parte final do mês.

Descompromisso

Durante as eleições, Bolsonaro divulgou fake news de que tinha feito grande parte das obras de transposição do Rio São Francisco para levar água para diversas regiões. A tentativa de apropriação de uma obra na qual contribuiu muito pouco foi infrutífera e, agora, fica evidente que o compromisso em levar água para o Nordeste tinha como intenção a melhora de sua popularidade.

Isto ficou demonstrado novamente, pois, uma vez derrotado, o corte da Operação Carro-Pipa foi exposto. Outro fato denunciado há tempos é o de cortes na construção de cisternas para armazenamento de água também no Nordeste.

Na região, não à toa, Lula venceu com quase 70% dos votos.

Representações

Com base na denúncia feita pela reportagem, o Gabinete da liderança do PT no Senado acionou o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para que os recursos sejam disponibilizados imediatamente pelo governo e a distribuição de água seja retomada pela Operação Carro-Pipa.

Entre os pedidos feitos ao MPF, destaca-se: “a pronta provocação ao Judiciário para o deferimento de tutela de urgência que determine à União o imediato e contínuo abastecimento de água potável à população do Semiárido do Nordeste, prejudicadas com a suspensão da “operação Carro-Pipa”, inclusive com pedido de cominação de multa e sanções em caso de descumprimento”.

Na representação feita no TCU, os senadores indicam, conforme os dados sobre a omissão e desassistência de abastecimento de água: “Os fatos apontados na matéria [UOL] compõem uma situação que demanda a mais pronta intervenção dos órgãos de controle sobre a administração pública, porque se afigura iminência de morte se essa população seguir desassistida da entrega de água potável, cabendo ponderar que nesse contexto as vulnerabilidades se somam: além do não acesso a bem imprescindível ao viver, há, nesse contingente, crianças, idosos, gestantes, pessoas com doenças graves”.

Autor