A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Emilio Chernavsky

É doutor em Economia pela USP.
O ‘fique em casa’ levou mesmo ao aumento dos preços?

Os principais impactos foram nos itens da alimentação no domicílio – arroz, carne, leite e óleo –, mas isso não tem relação com o distanciamento social e sim com os altos preços no mercado internacional, a desvalorização do real e o fim dos estoques reguladores.

Mercado de trabalho: no fundo do poço, e cavando

Dezenas de milhões de novos empregos serão necessários para repor os empregos perdidos e para cobrir a enorme ociosidade que já existia antes da eclosão da pandemia. Mas o que faz o governo?

Na conta de Bolsonaro

Absolutamente belicoso, negligente e incompetente, o Governo Federal conduzido por Bolsonaro aprofunda a incerteza e promove a angústia. Sem coordenar a construção de uma solução coletiva, força a população a arriscar a vida em busca de saídas individuais.

O país não precisa escolher entre a morte por Covid-19 ou pela crise

A terceira opção, organizar a retração da economia, depende de ações cujos recursos financeiros podem ser obtidos por meio da expansão da dívida pública ou da emissão monetária, sem risco de explosão inflacionária nem do endividamento.

Não se trata de evitar, mas de organizar a recessão

O momento requer não o fomento da atividade, mas sim sua contração organizada, com a garantia de que todo trabalhador autônomo e todo empregado formal ou informal preserve seus rendimentos, ao menos parcialmente