A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Luís Antônio Paulino

Professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), diretor do Instituto Confúcio na Unesp, pesquisador do Instituto de Estudos de América Latina da Universidade de Hubei, China e colaborador do portal Bonifácio.
O carro elétrico chinês e as contradições do liberalismo econômico

Como reescrever os manuais de economia e dizer que as elegantes demonstrações das vantagens do livre-comércio são uma fraude intelectual?

Contra a China, Biden tenta aproximar Coreia do Sul e Japão

Seu único objetivo é atacar a China e impedir o seu desenvolvimento que, em sua visão egoísta, poderia representar uma ameaça à hegemonia americana na região

Estados Unidos atacam o TikTok para enfrentar avanço tecnológico da China

O governo Biden ameaçou forçar os acionistas chineses do aplicativo a vende-lo para proprietários americanos ou enfrentar uma possível proibição de todos os usuários americanos

Protestos na França evidenciam o fracasso do neoliberalismo

A justificativa é que sem as reformas impostas aos trabalhadores por Macron a França perde competividade frente aos seus concorrentes que já desmantelaram o estado de bem-estar social no passado.

Democratas e republicanos se preparam 2024 nos EUA

Joe Biden ainda não confirmou que será candidato à reeleição e o Partido Republicano tem acirrada disputa para definir seu representante na eleição presidencial.

Queda no dólar pode ser temporária

A moeda americana tende a se valorizar quando a economia vai bem, mas também apresenta a mesma tendência quando a economia vai mal.

Guerra da Ucrânia adquire curso mais sangrento e inútil em 2023

As possibilidades de uma solução negociada estão cada vez mais remotas; não há, de lado a lado, confiança de que qualquer acordo seja respeitado.

Por que está faltando remédio básico nas farmácias e nos hospitais?

O processo de produção do medicamento envolve várias etapas, das quais a mais e importante e, geralmente a mais lucrativa, é a produção do IFA ou princípio ativo.

Sanções econômicas contra a Rússia vão aumentar a fome global

A Rússia é o maior exportador de fertilizantes do mundo, e a Bielorrússia, que também está enfrentando sanções ocidentais, também é um dos principais fornecedores – eles representam em conjunto mais de 20% do fornecimento global.

É possível um mundo sem a Rússia?

Europa quer se livrar da dependência em relação à Rússia apenas para se tornar ainda mais dependente dos Estados Unidos

Balança comercial recorde oculta desequilíbrios graves

“A pauta de vendas ao exterior está cada vez mais concentrada em uns poucos produtos e com seu dinamismo voltado para os bens primários provenientes da agricultura e da indústria extrativa”, escreve Luís Antonio Paulino

A Amazônia, Mudanças Climáticas e a Segurança Internacional

“Na medida em que aumenta a preocupação com o meio-ambiente, aumenta a pressão para que a ONU e particularmente seu Conselho de Segurança avoquem para si a responsabilidade de proteger o meio ambiente”

1 2