A definição do FOCO de atuação do PCdoB

Em sua fase normativa, quando da definição do Mapa Estratégico e do Portfólio de Projetos, o planejamento expressa, sobretudo, um programa. Dito de outra forma, expressa a visão direcional do agente ou organização que planeja. Mas o planejamento deve propugnar pela viabilidade das ações formuladas e, neste caso, é preciso assegurar o foco do Plano Estratégico.

Foco Estratégico e Operacional

O foco busca garantir a eficácia e a eficiência na alocação dos recursos, a efetividade das ações planejadas, centrando as atividades nos aspectos mais relevantes que promoverão os maiores resultados e o êxito dos objetivos pretendidos. Deve-se procurar a identificação de quais os pontos que mais incidem sobre os resultados esperados, trabalhando de forma indissociável as diretrizes e objetivos, de um lado, e o adequado processamento dos problemas, de outro.

Em um ambiente onde invariavelmente os recursos são escassos (humanos, materiais, cognitivos, financeiros, governabilidade, tempo, etc.), a análise de viabilidade do Plano e a determinação de qual deve ser o foco da atuação do PCdoB comparece como medida imprescindível para o êxito pretendido. Hipoteticamente, se tivéssemos todos os recursos disponíveis, sobretudo governabilidade (força política) e tempo – os dois recursos mais escassos – poderíamos supor que o planejamento pudesse prescindir da análise de viabilidade e foco, o que não resiste à realidade concreta de nossa atuação.

O foco garante que cada dirigente e, a seu tempo, cada militante e filiado(a) tenha clareza de qual deve ser o centro de nossa atuação, o ponto em torno do qual deve estar concentrada o centro da nossa energia. O alinhamento estratégico em torno do Mapa e do Portfólio contribuem, mas não são suficientes para evitar a dispersão e a supremacia das urgências sobre as importâncias.

É comum que instâncias de direção, a partir de determinada análise situacional, formulem objetivos e metas e, ainda, meios para alcançá-los (projetos ou ações estratégicas). Igualmente comum perceber que após esses processos de decisão, há dispersão no processo de execução das tarefas e perda de foco. Há uma força que arrasta as áreas e segmentos para o tratamento das suas urgências, muitas vezes em detrimento daquilo que foi coletivamente pactuado.

Isso não significa que as parte envolvidas discordem dos objetivos, metas e ações formuladas, apenas a organização fica reduzida a um conjunto de partes que, por vezes, desconsideram a visão do todo e acabam por atuar de forma pouco integrada e sinérgica.

Valorizar os pontos chaves

A definição do Foco permite que cada um dos dirigentes esteja presente e atue, de forma sistemática, nos pontos essenciais que propulsionam os resultados esperados, observando e se comunicando empaticamente com todas as partes envolvidas e com os colaboradores.

O Foco permitirá que o processo de monitoramento ocorra de forma sistemática, e seja marcado pela efetividade, seguindo um rigoroso ritual de controle e prestação de contas de todas as atividades planejadas, criando um ambiente colaborativo entre toda a equipe e favorecendo o alinhamento, a transparência nas informações e na gestão dos recursos.

No final do processo, o que importa é decidir bem…

O Foco adequadamente definido permitirá conhecer o verdadeiro senso de urgência, detectando gargalos e promovendo a melhor solução para o PCdoB. Permitirá motivar e promover o trabalho em equipe, sabendo alinhar seus colaboradores à visão estratégica e tática da organização, focando no “fazer” e nos resultados esperados.

Ao concentrar seu foco nos resultados pretendidos, atendendo aos objetivos formulados, partindo de uma leitura correta da realidade e conciliando a solução de problemas devidamente processados com as estratégias definidas, seremos capazes de promover a melhoria contínua nos processos internos e a lidar com a tendência a desordem nas organizações (entropia) de forma a mitigar os efeitos da mesma.

O Foco deve orientar o centro da atuação dos comunistas

O Foco deve ser elemento de alinhamento estratégico de todo o coletivo partidário, a partir da atuação da Direção Nacional. Em 2018, o PCdoB trabalhará com base neste FOCO:

1) Projeto eleitoral do PCdoB:

Superar a cláusula de barreira, ultrapassando 2% dos votos nacionais;
Autossustentação partidária com campanha de massas;
2) Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento:
A luta para o Brasil sair da crise e se desenvolver;
3) Estruturação partidária:
Campanha militante através das Organizações Partidárias.
 
É justamente para esse foco, definido pela Direção Nacional, que os planos estaduais e o próprio plano nacional devem confluir, sem desconsiderar diferentes dimensões que compuseram a fase de planejamento, notadamente a definição do Portfólio de Projetos, que seguirá como elemento norteador da atuação do Partido no período. O Foco funcionará como uma bússola permanentemente apontada para aquilo que é central e não pode deixar de ser o principal fator de alinhamento.

Observação: Este é o sexto texto de uma série de artigos que serão publicados semanalmente e que tem procurado oferecer elementos ao debate do Sistema de Ação Planejada do PCdoB. Caso queira, poderá acessar os temas anteriores:

1 _ A ação planejada a serviço da luta política e da estruturação partidária
2 _ Pra começo de conversa
3 _ A construção do Mapa Estratégico da atuação do PCdoB
4 _ Segundo passo do processo de Planejamento Estratégico
5 _ O modelo de gestão do Portfólio de Projetos

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor