A face da fome

O sistema que gera riqueza para os donos dos meios de produção à custa da exploração dos trabalhadores, é o mesmo que ignora 14 milhões de brasileiros desempregados atualmente

Fotomontagem feita por Artur Nogueira com as fotos de: Kalz/Pexels e Mister Mister/Pexels

A fome se espalha pelo Brasil. O caso da estudante de apenas oito anos, que desmaiou dentro de uma escola no Rio de Janeiro, por não ter o que comer, é mais uma mostra do momento dramático que vive o país.

Um estudo da Universidade de Berlim revela que a insegurança alimentar – como é chamada a fome numa linguagem técnica – atingia 15% dos lares brasileiros em 2020. Nos lares com crianças e jovens de 5 a 17 anos, esse percentual é de 20,6%.

Enquanto isso, em São Paulo, foi instalada essa semana, em frente à Bolsa de Valores, uma estátua de um touro de ouro. A imagem remete ao touro de Wall Street, em Nova York, símbolo do capitalismo.

 O sistema que gera riqueza para os donos dos meios de produção à custa da exploração dos trabalhadores, é o mesmo que ignora 14 milhões de brasileiros desempregados atualmente.

O fim do programa “Bolsa Família”, após 18 anos de existência, para dar lugar ao tal “Renda Brasil”, tende a agravar essa situação.

A proposta do governo Bolsonaro tem menor alcance social e foi criada para acabar com um programa que já existe e é reconhecido mundialmente. Tanto que vários países do mundo copiaram a iniciativa implantada no governo Lula.

O futuro do país passa por combater essa e outras injustiças. Aliás, a justiça brasileira parece ser só para os ricos. Se o Brasil fosse um país sério, o ex-juiz Sérgio Moro, por exemplo, já estaria preso após ter determinado a prisão de Lula sem provas. A manobra jurídica favoreceu a vitória de Jair Messias Bolsonaro.

Certa vez, a mulher de Sérgio Moro, Rosângela Wolff Moro, ao ser perguntada sobre como avaliava o trabalho do seu marido no governo Bolsonaro, respondeu que via os dois como sendo uma mesma pessoa. “Eu vejo uma coisa só”, afirmou.

Ela tem razão.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor