A homenagem do Movimento Comunista Internacional a Lênin

Dedico esta coluna a homenagear o grande Vladimir Ilich Lênin, na passagem do seu 150º aniversário natalício, em 22 de abril último. Ressalto a publicação da Declaração Conjunta dos partidos comunistas e operários de todo o mundo, que publicamos mais abaixo.

O nome de Lênin é indissociável das grandes transformações revolucionárias ocorridas ao longo do século 20.

Continuador de Marx e Engels, criou nas condições concretas da Rússia e do mundo na transição entre os séculos 19 e 20, a teoria da revolução proletária. 

Tendo assimilado profundamente as ideias de Karl Marx, e temperado na juventude na prática revolucionária, Lênin chegou à conclusão nos primeiros anos do século 20 de que para realizar as transformações revolucionárias da sociedade, era necessário que a classe operária, a classe dirigente da revolução, possuísse uma organização política independente. Por isso, como ponto de partida da sua saga revolucionária, Lênin concentrou todos os seus esforços na criação de tal organização de vanguarda. Denominada no início como partido operário social-democrata, conforme a nomenclatura da época, evoluiu como partido comunista, conceito que perdura nos dias atuais. 

Lênin foi um implacável adversário de todo tipo de falsificação do marxismo, o revisionismo, o oportunismo de direita e de “esquerda”. Combateu a conciliação de classes, a adesão dos trabalhadores a diferentes correntes burguesas e a subordinação dos povos aos interesses do imperialismo e suas políticas belicistas. 

Lênin dirigiu a Grande Revolução Socialista de Outubro, que resultou na fundação do primeiro Estado socialista da história. Elaborou uma teoria do Estado hegemonizado pelo proletariado, baseada em escritos de Marx e Engels. Fundou os órgãos de governo do Estado Soviético, uma República que era a forma mais democrática de governo porque exercida por representantes de operários, camponeses e soldados, a democracia dos trabalhadores, a democracia socialista.

Estudioso dos problemas de sua época, Lênin escreveu uma das obras fundamentais do marxismo-leninismo – “O Imperialismo, estádio supremo do capitalismo”, em que analisa a essência e as contradições do capitalismo em sua etapa monopolista. 

Lênin foi um internacionalista consequente, rompeu com o oportunismo da Segunda Internacional precisamente em um contexto em que a social-democracia optou por uma estratégia de subordinação ao sistema político imperialista. Criou a Internacional Comunista sob cuja influência surgiram a partir dos anos 1920 os partidos comunistas. 

Em sua homenagem, partidos comunistas e operários de todo o mundo assinaram em 22 de abril a Declaração Conjunta “Honramos o grande líder revolucionário V.I. Lênin, nos comprometemos a continuar sua obra!”, cuja íntegra publicamos a seguir. A Declaração foi publicada originalmente em inglês, russo, espanhol e árabe no Solidnet. Em português, foi publicada em Resistência.

“Os Partidos Comunistas e dos Trabalhadores, que assinam esta Declaração Conjunta, homenageiam o grande revolucionário e teórico do socialismo científico, Vladimir Ilich Lênin, no transcurso do seu 150º aniversário natalício, em 22 de abril. 

Especialmente nas condições atuais, quando a pandemia da covid-19 se propaga, demonstrando tragicamente a grande deficiência dos sistemas de saúde nos países capitalistas, bem como a natureza antissocial e parasitária do sistema capitalista, em face da nova crise cujos ônus serão novamente jogados sobre os ombros dos trabalhadores, a natureza agressiva do capitalismo e a escalada das competições imperialistas, que representam novos perigos para a paz e os povos, sentimos uma necessidade ainda maior de nos referirmos à fisionomia histórica de Lênin. Uma personalidade que dedicou sua vida à causa da classe trabalhadora e outras camadas populares, à luta pela abolição da exploração e pela construção da sociedade socialista.

Honramos Lênin como o fundador do partido da classe trabalhadora contemporânea, o “partido de novo tipo”, que se separou decisivamente do oportunismo e da apostasia dos antigos partidos social-democratas. Foi este o caso do Partido Bolchevique, que estava na vanguarda da luta de classes do proletariado e de outras camadas oprimidas da Rússia. O partido de Lênin levou a classe trabalhadora da Rússia à vitória, derrubando as classes exploradoras e estabelecendo a ditadura do proletariado, o governo dos operários e camponeses, a serviço dos interesses da maioria, dos explorados e oprimidos. Lênin definiu e demonstrou o papel de vanguarda do Partido Comunista, não apenas no estabelecimento do poder operário, mas também na construção do socialismo.

Honramos Lênin como o teórico que, tendo presente a realidade concreta, desenvolveu ainda mais as partes constitutivas do marxismo; isto é, a filosofia, a economia política e o comunismo científico. Como um opositor a toda distorção oportunista e revisionista da teoria e da prática revolucionárias, do dogmatismo, do sectarismo, das ilusões parlamentares, sem negar a ação no parlamento. 

Suas obras, como “Quem são os amigos do povo e como eles combatem os social-democratas”, “O desenvolvimento do capitalismo na Rússia”, “O que fazer?”, “Duas táticas da social-democracia na revolução democrática”,”Materialismo e empiriocriticismo”, “Marxismo e revisionismo”,”A bancarrota da Segunda Internacional”,”O socialismo e a guerra”,”Sobre a palavra de ordem dos Estados Unidos da Europa”,”Imperialismo, estádio supremo do capitalismo”, “O Estado e a Revolução”,”As Teses de Abril”, “O esquerdismo, doença infantil do comunismo”, “As tarefas imediatas do Governo Soviético” e “Uma Grande Iniciativa” são marcos na propagação e no desenvolvimento do marxismo e da luta revolucionária. O valioso trabalho teórico de Lênin permanece oportuno e serve como um farol para a educação ideológica-política e a ação de cada nova geração de revolucionários.

Honramos Lênin como o líder da Grande Revolução Socialista de Outubro, que há mais de um século abalou o mundo. A revolução vitoriosa iluminou o poder da luta de classes, o poder dos explorados e oprimidos – quando tomam seus interesses em suas próprias mãos e fazem girar a roda da história para a frente – na direção da libertação social, a chama de outubro que guiou e acelerou o estabelecimento de uma série de partidos comunistas, partidos operários revolucionários. Lênin tinha uma habilidade estratégica perspicaz e lidou habilmente com as alianças, habilidades que ele dedicou à causa da revolução socialista.

Honramos Lênin como o líder do primeiro Estado socialista do mundo, que pela primeira vez estabeleceu o poder dos trabalhadores com base em novas instituições revolucionárias, como os Soviets, buscou o funcionamento econômico da sociedade sobre nova base, da satisfação das necessidades contemporâneas do povo, o desenvolvimento livre e multilateral de todas as pessoas, não em favor do desenvolvimento da lucratividade de poucas. A URSS, o primeiro Estado socialista do mundo, que se tornou realidade com a contribuição especial de Lênin, pôs em primeiro plano novas conquistas econômicas, sociais, políticas e culturais sem precedentes para a classe trabalhadora e amplas camadas populares que tiveram um efeito profundo nos acontecimentos progressistas históricos de todo o planeta. Foi o apoio aos povos na luta pelo socialismo e a paz.

Honramos Lênin como o grande internacionalista, o líder que levantou a bandeira do internacionalismo proletário contra a atitude traiçoeira da Segunda Internacional durante a Primeira Guerra Mundial imperialista, aquele que se opôs ao nacionalismo burguês e a outras visões burguesas, como o cosmopolitismo do capital, e liderou a fundação da Terceira Internacional Comunista, que deu uma grande contribuição ao movimento operário e comunista internacional e hoje é uma fonte básica para extrair lições úteis da experiência acumulada por meio de sua ação. As posições de Lênin sobre o colonialismo levaram os comunistas a entender a questão das colônias e os inspiraram a liderar as lutas anticoloniais, tanto nos países colonialistas quanto nas colônias.

Honramos Lênin como o oponente incansável e consistente à guerra imperialista, o defensor da luta dos povos pela libertação nacional e social, a justiça social, a paz e o socialismo.

A contrarrevolução e a restauração capitalista não podem ocultar as realizações do socialismo. Os desastres e injustiças que estamos enfrentando, os problemas agudos e o sofrimento da classe trabalhadora, de camadas médias, dos camponeses e dos povos em geral causados pela exploração e opressão capitalistas enfatizam a necessidade e a atualidade do socialismo em todo o mundo.

Os Partidos Comunistas e Operários denunciamos perante os trabalhadores e a juventude, a “onda” de silêncio e de distorção reacionária e anticomunista, desencadeada em todo o mundo pelas forças políticas que servem aos interesses do capital, contra Lênin. Lutamos pela continuação de sua obra e nos comprometemos a continuar defendendo sua herança, a difundi-la, e conclamamos os trabalhadores e os povos a aprender com ela”.  

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor