A solidariedade vencerá. Força, China!

O governo não tem medido esforços, assim como os profissionais envolvidos diretamente com o atendimento dos pacientes.

Criança chinesa ao participar de uma aula on line l Foto: Canal de Notícias de Zhejiang

A guerra contra coronavírus continua intensa. São batalhas prolongadas e em diversas frentes. Internamente, o povo permanece unido e consciente de que seu papel é decisivo para a obtenção dessa tão desejada vitória que, sentimos, já começa a se aproximar. Mas nada de descuidos, pois bem se sabe que os próximos dias serão decisivos. Nem pessimismo, nem ufanismo. Agora, além dos cuidados necessários, a solidariedade é fundamental. Principalmente com os moradores da província de Hubei e de cidades como Wuhan, epicentro da epidemia.

Ontem minha esposa Ningning mostrou-me um texto que circulou em uma rede social sobre o início das aulas das crianças, on-line, na cidade de Hangzhou, cidade onde vivo e trabalho. Saudando o início das aulas, a criança assim dizia: “nesse momento eu estava pensando no trabalho duro de milhares de médicos e voluntários . Como estudante, não podemos sair, então, o que nos cabe é estudar em casa e assim oferecer a nossa modesta contribuição a essa batalha”.

Esse é o sentimento que aqui predomina. Reconhecimento dos esforços daqueles que estão na linha de frente e consciência de que a colaboração e o apoio de cada um é fundamental para a superação dessas adversidades.

O governo não tem medido esforços, assim como os profissionais envolvidos diretamente com o atendimento dos pacientes. Os exemplos de doação humana desses profissionais são comovedores. Muitos, literalmente, sacrificaram suas vidas para que centenas de outras fossem salvas. O povo não esquecerá!

Fora da China, além do cuidado para evitar a propagação do vírus, é preciso combater o preconceito e o sensacionalismo mediático. Também é preciso cuidado com os que querem se aproveitar desse momento de dificuldades para espalhar suas intenções conspiratórias. Não terão êxito. A solidariedade vencerá! Força, China!

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor