Agora, é mãos à obra

A pauta nacional unitária da classe trabalhadora é um instrumento decisivo para luta de resistência e de transformação

Lideranças sindicais na abertura da Conclat 2022 | Foto: Roberto Parizotti/CUT

Estou escrevendo na véspera e publicando na manhã em que se realiza, presencial e virtualmente, a Conclat 2022.

Espero que todo o planejado dê certo, o que consagrará o empenho unitário das direções sindicais, dos assessores e auxiliares e de centenas de dirigentes e ativistas sindicais que aprovarão a pauta nacional da classe trabalhadora.

Os quatro eixos temáticos – Emprego, Direitos, Democracia e Vida – organizaram no Brasil inteiro e para todas as categorias as discussões que enriqueceram a pauta, fazendo-a mais legítima e mais representativa e superando as dificuldades e os percalços.

Agora, é mãos à obra.

A pauta nacional unitária da classe trabalhadora é um instrumento decisivo para luta de resistência e de transformação.

Ela terá papel relevante na participação organizada do movimento sindical nas campanhas eleitorais desse ano, reforçando o desempenho dos candidatos – a cargos executivos e a cargos legislativos – que a apoiarem e se apoiarem nela.

O seu enraizamento reforçará também as próprias campanhas salariais correntes dos trabalhadores e das trabalhadoras, dificultadas, é certo, pelas conjunturas econômica e social.

Além da apresentação da pauta unitária para os candidatos, com atenção aos candidatos à presidência, mas sem subestimar aqueles candidatos a cargos legislativos de nosso interesse, a pauta unitária será nossa grande bandeira no 1º de Maio.

Como proposta concreta de materialização da pauta unitária venho sugerindo que o movimento sindical se empenhe (no cumprimento, já, do segundo parágrafo das medidas emergenciais) em realizar campanhas contra a carestia da vida e pela solidariedade social, como exemplo evidente do papel mobilizador, agregador e popular de nossa pauta.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor