Aprendendo com Cora Coralina

O hábito de tratar das coisas da vida ao receber as pessoas no gabinete, mesmo quando o motivo da audiência é algo trivial como a queixa pelo atraso de alguma obra ou o pedido de esclarecimento sobre um pequeno problema administrativo.

Mas às vezes fica certa frustração. Teria encurtado em demasia aquela conversa a ponto de frustrar o visitante? Por que interrompemos aquele diálogo tão interessante, misto de poesia e vida real, concreta – plena de possibilidades e ao mesmo tempo às voltas com obstáculos e incompreensões ou desencontros apenas suspeitados?

 

Em meio à reflexão, um tanto amena, um tanto ansiosa, a leitura desses versos de Cora Coralina:

 

Não sei…
se a vida é curta ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta,
nem longa demais, mas que seja intensa,
verdadeira, pura … enquanto durar.

 

 “Basta ser”? Basta o quê? Talvez ainda precise percorrer alguns bons quilômetros nessa peleja diária em busca do melhor modo de sobreviver à rotina estafante sem perder a capacidade de perceber o que se passa em volta e de praticar a solidariedade nas suas nuances mais sutis e ao mesmo tempo mais eficazes, porque livres daquele constrangimento natural entre pessoas, homens e mulheres, que se conhecem apenas superficialmente e, no entanto, assim mesmo se aconselham.

 

Novamente os versos de Cora Coralina e a pergunta inquietante: como, nessas circunstâncias, ser o colo que acolhe, o braço que envolve, a palavra que conforta, o silêncio que respeita, a alegria que contagia, a lágrima que corre, o olhar que acaricia? 

 

Olhos semicerrados, leve sorriso nos lábios e a certeza de que, entre uma audiência e uma reunião de trabalho, ou um ato oficial, é sempre possível enriquecer a condição humana apesar das pesadas tarefas do cotidiano, mercê da junção da arte de viver com o bom modo de governar.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor