As boas idéias de Roosevelt

Com a cobertura espalhafatosa dos preparativos para as eleições presidenciais estadunidenses, fiquei com vontade de relembrar (estudando) e contar para vocês uma passagem importante da história política dos Estados Unidos.

O presidente Franklin Roosevelt havia sido reeleito em 1936 de forma consagradora, depois do seu primeiro mandato quando enfrentou a crise econômica e o desalento político com os famosos “códigos” para reorganizar a sociedade e relançar a economia.


 



A composição do Congresso dos EUA passou a refletir o prestígio e a relevância dos democratas e do presidente: no Senado, 17 republicanos e 75 democratas; na Câmara, 89 republicanos e 333 democratas. Além dos membros destes dois partidos, havia quatro senadores e 13 deputados socialistas.


 



A economia, depois de estancada a crise de 1929 havia se recuperado, mas patinava e iria entrar novamente em recessão até 1938. Eram urgentes medidas mais fortes para enfrentar a crise e fortalecer economicamente o país.


 



E então, em outubro de 1938, com este objetivo, Roosevelt propõe e o Congresso aprova o Fair Labor Standards Act (Lei dos Padrões de Trabalho Decente), também chamada Lei Nacional do Salário e da Jornada de Trabalho.


 



Quero resumir as três principais medidas desta lei:


 



1- Em 1938, ao ser criado, o salário mínimo seria de 25 centavos do dólar a hora; em 1939, 30 centavos, o que duraria até 1945; a partir daí, o salário mínimo valeria 40 centavos de dólar por hora trabalhada (para se ter uma idéia: ele foi reajustado em 1949 para 75 centavos e em 1955 para 1 dólar; vale hoje 5,15 dólares).


 



2- Em 1939, a jornada semanal de trabalho seria, no máximo, de 44 horas; em 1940, 42 horas e daí por diante, 40 horas (hoje em dia a jornada semanal real na indústria estadunidense é um pouco superior às 40 horas).


 


3- Proibia a contratação de menores de 16 anos e a de menores de 18 anos em trabalho perigosos.


 


Para relançar a economia e sustentar o crescimento, as decisões de Roosevelt e dos democratas (e socialistas) foram aumentar salários, reduzir jornadas e combater o trabalho infantil.


 


Boas idéias para serem postas em prática, hoje, no Brasil.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor