As palavras e o gesto

Há momentos na vida – e na luta política não é diferente – em que uma palavra de conforto, um gesto de solidariedade e um abraço afetuoso têm um valor inestimável. Pelos efeitos que provocam em nosso espírito e pela repercussão positiva que produzem entre

O presidente Lula, em seu discurso, expressou de maneira “emocionada e dura” (como anotou um repórter do Jornal do Commercio) a sua confiança no ex-ministro Humberto Costa (PT), candidato a governador de Pernambuco, injustamente indiciado no inquérito realizado pela Polícia Federal acerca da chamada Operação Vampiro.


Lula testemunhou que, quando ministro, Humberto mandou carta à PF solicitando que as denúncias fossem investigadas, sublinhando o contra-senso que é alguém que combate a corrupção ser colocado sob suspeita. “Toda campanha política tem gente séria e gente que faz papel imprestável. Mas não se preocupe, Humberto. A verdade virá à tona, não se deixe perturbar pelas acusações dos adversários”, disse Lula.


A coligação de centro-direita reunida em torno da candidatura à reeleição do atual governador Mendonça Filho (do PFL) e do ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao Senado, vem fazendo uso eleitoral do episódio, de uma forma grosseira, agressiva e desrespeitosa. E por mais seguro que seja Humberto Costa de sua inocência; e por mais evidente que esteja de que há, no inquérito, uma contaminação pelo fato eleitoral no procedimento do delegado responsável, as palavras e o gesto do presidente vieram no momento preciso.


Esse amigo de vocês, que enfrenta a candidatura ao Senado como uma missão a um só tempo espinhosa porém edificante, pôde manifestar ao presidente o reconhecimento de todos nós que estamos juntos com Humberto Costa.


– Lula, jamais esqueceremos o seu gesto de solidariedade para com o companheiro Humberto, que é de conforto a todos nós, que nos sentimos igualmente agredidos, disse a ele após o comício.


O próprio presidente, como se sabe, vem enfrentando há mais de um ano ataques diários das oposições interessadas em lhe impingir a pecha de desonesto perante a opinião pública. Sem sucesso, felizmente.


A credibilidade de Lula e o impacto do seu gesto num estado como o nosso, cujo eleitorado se inclina por larga vantagem a votar nele e se mostra sensível à identificação do candidato Humberto Costa com o projeto do seu segundo mandato, podem vir a ter um peso importante na atual fase decisiva da campanha.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor