Nascida em 1760 em Várzea Grande, Bárbara de Alencar foi importante liderança do movimento republicano no Brasil e é considerada a primeira presa política no país.
Bárbara viveu por anos no Ceará, onde se articulava com outras importantes figuras republicanas, como Manuel de Arruda Câmara. Em 1817, inspirada pela Revolução Pernambucana, proclama, ao lado de seus filhos, a República de Jasmin, na região do Crato. A República só dura oito dias e Bárbara e seus filhos são presos por conspirar contra a Monarquia.
As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
A Guerrilha do Ato Dramático Caririense é um campo de debate cultural, difusão de espetáculos, intercâmbio, vivência e formação no campo das artes cênicas e outras linguagens, como cinema, música, literatura, artes visuais e tradições populares.
Otavio Luiz Rodrigues Jr. diz que a necessidade de proteger dados pessoais – que vão desde informações simples até os mais complexos – é relativamente recente
A grandeza do escritor russo, duzentos anos depois, está na investigação meticulosa de como o ser humano processa a maldade e constitui a resistência da civilização a partir dela.
As discussões em torno da crise climática tendem a se concentrar em metas para o futuro, mas também devemos ajudar os milhões de pessoas mais pobres do mundo que sofrem com a pobreza ambiental no aqui e agora, escreve o professor Borja Santos.