Bolsonaro, preço de combustível é responsabilidade tua!

.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Para contar com o apoio do mercado financeiro e se eleger Presidente da República em 2018, Jair Bolsonaro deu autonomia para o banqueiro Paulo Guedes gerenciar todos os fatores da economia brasileira. Para se reeleger em 2022, que é a prioridade do capitão reformado, será preciso interferir nas políticas neoliberais de Guedes. No momento, o aumento recorrente dos preços de derivados do petróleo – gasolina, diesel e gás de cozinha – está minando a popularidade do governante.

Ainda no governo de Michel Temer, com Henrique Meireles comandando o Ministério da Fazenda, a política de preços da Petrobras foi alterada e os valores foram atrelados a variações do mercado internacional de petróleo. Desconsiderando o processo de autossuficiência que estava em curso até 2015, a medida neoliberal desencadeou no desastre atual de preços descontrolados.

Bolsonaro tenta culpar a empresa estatal e os impostos estaduais pelos preços elevados, mas é o Presidente da República quem nomeia o presidente da Petrobras, o Ministro da Economia e o Ministro de Minas e Energia. Reduzir impostos não soluciona um problema de política de preço. A responsabilidade é toda de Jair Bolsonaro e sua equipe.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor