Bolsonaro: uma metamorfose ambulante?

.

Foto: Isac Nóbrega/PR

Jair Bolsonaro foi levado a defender a agenda ambiental na Cúpula dos Líderes sobre o Clima, convocada pelo presidente americano Joe Biden. A pressão internacional sobre o Brasil para adotar medidas mais efetivas para a preservação ambiental colocou um freio no discurso criminoso e negacionista do presidente Bolsonaro na área ambiental.

O negacionismo extremo que o presidente brasileiro mimetizou de Donald Trump também passa por uma metamorfose em diferentes setores após a derrota do empresário americano nas eleições presidenciais. Bolsonaro alterou a postura em relação à China, deixou de atacar sistematicamente a vacina, mudou a avaliação da pandemia e passou a usar máscara em alguns momentos, ainda que não ceda às medidas de restrição e de isolamento social.

A política econômica também passa por mudanças para a aprovação do orçamento de 2021. A austeridade fiscal a todo custo do ministro da Economia Paulo Guedes não consegue apresentar solução para a aprovação do orçamento sem ferir as metas e medidas estabelecidas pela agenda neoliberal. O impasse deste governo para driblar o teto de gastos mostra que nem aqueles que defendem a medida conseguem cumpri-la. O governo deveria revogar de uma vez por todas o teto de gastos.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *