China retoma crescimento econômico sob a liderança de Xi Jinping

Além de uma visão ampla e clara de cada situação, tanto interna como externa, a China liderada por Xi Jinping tem se mostrado eficiente na tomada de decisões e na mobilização dos recursos humanos e materiais para o enfrentamento adequado das adversidades.

Foto: Xinhua/Ju Peng

Depois de uma grande contração no primeiro trimestre, a economia chinesa apresentou um crescimento surpreendente de 3,2% nesse segundo trimestre de 2020. Diante das adversidades atuais geradas pela pandemia do Covid-19, o resultado é sem dúvida um importante alento, principalmente diante da expectativa de que essa tendência de crescimento prossiga pelos próximos trimestres.

Dentre outras sinalizações, essa rápida reação indica também que, assim como ocorreu depois da crise financeira de 2008, mais uma vez a China desempenhará um papel decisivo na tão desejada recuperação do dinamismo econômico global pós-epidemia.

Certamente, muitos especialistas do mundo econômico se debruçarão para entender melhor o que realmente se passa na China, os fundamentos de sua economia, etc. Porém, essa rápida e expressiva reação só poderá ser melhor dimensionada e compreendida se transcendermos a esfera da análise econômica e observarmos a solidez da direção política do presidente Xi Jinping e sua capacidade de governança. A meu ver, é essa mesma capacidade que explica o indubitável êxito com que a China tem enfrentado o surto do coronavírus.

Além de uma visão ampla e clara de cada situação, tanto interna como externa, a China liderada por Xi Jinping tem se mostrado eficiente na tomada de decisões e na mobilização dos recursos humanos e materiais para o enfrentamento adequado das adversidades. Com isso, é possível garantir não apenas um dinamismo social saudável, mas sobretudo manter a população ativa e confiante, mesmo diante de dificuldades tão grandes.

A meu ver, essa forma de governança é sustentada por dois pilares básicos. Um, é clareza dos propósitos, o que inclui, além da melhoria da qualidade de vida de todo o povo, o fortalecimento material e civilizacional do país; um outro elemento chave diz respeito à capacidade de sua liderança perceber as tendências gerais e particulares do desenvolvimento econômico e social, local e global, para assim se antecipar e tomar decisões mais objetivas e eficientes. Nesse último caso, a flexibilidade de ação é um elemento central para todo o êxito. E é isso o que estamos a perceber nesse momento, tanto no que se refere à guerra popular contra o coronavírus, quanto ao caminho para a retomada do crescimento econômico.

Essa forma de conduzir a China, assim como a essência do pensamento do seu principal líder, pode ser melhor percebida através de um conjunto de discursos, palestras, entrevistas e comentários feitos em diversas ocasiões pelo próprio presidente Xi, depois que o mesmo assumiu a condição de líder máximo do partido e do país no 18º Congresso do Partido Comunista, realizado em novembro de 2012.

Aliás, já temos a disposição do público, um conjunto significativo de suas reflexões e direcionamentos. Publicados pela  Editora de Línguas Estrangeiras (Beijing) com o título “A Governança da China”, o primeiro volume da referida série saiu em 2014 e o segundo em 2017, ambos traduzidos também para a língua portuguesa.

Recentemente, no final de junho de 2020, foi publicado também (em chinês e inglês) o terceiro volume da série. Dividido em 19 grandes temas, a publicação disponibiliza importantes diretrizes e pronunciamentos feitos pelo presidente Xi entre 18 de outubro de 2017 e 13 de janeiro de 2020. Assim, como os dois números anteriores, a publicação deverá ser também disponibilizada em diversas outras línguas, incluindo o português. Nessa última coletânea, o foco é o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era. 

Esse é sem dúvida um material imprescindível para quem deseja ter uma visão mais abrangente e profunda sobre as diretrizes estratégicas da China sob a liderança de Xi Jinping, assim como a forma do país superar os mais diversos tipos de desafios, manter o seu povo confiante e seguir o seu rumo.

Artigo publicado em Pequim pelo Diário do Povo

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *