Comunidades vivem caos provocado pela pandemia e por Bolsonaro

.

Avanço rápido da Covid19 no Brasil, em especial nas comunidades!

Em alguns meses a vida mudou drasticamente no Brasil. De meados de março até agora a vida tem sido em quarentena para muitas pessoas. Infelizmente esta não é a realidade das trabalhadoras e trabalhadores de serviços essenciais e de muitas pessoas que mantem sua atividade econômica mesmo na pandemia pela falta de alternativas. Neste domingo, dia 24 de maio, mesmo em uma série de feriados, o afastamento social foi de somente 57% na capital paulista. 

A pandemia Covid19 avança no Brasil. Diariamente, o número de novos contaminados e de vítimas fatais tem dado saltos. Como era de se esperar a pandemia está se disseminando em etapas diferentes nas várias regiões do país. Lenta e perigosamente chega ao interior, nas menores cidades, onde a capacidade de enfrentamento da doença é menor, onde até as informações demoram mais para chegar.

Também podemos afirmar que rapidamente a pandemia chegou na periferia nos grandes centros onde hoje é possível afirmar que ali se encontram a maior parte das vítimas e contaminados. Ali também se encontram as maiores dificuldades de manter o afastamento social e garantir a subsistência de milhões de famílias no Brasil. Neste sentido há a necessidade de fortalecer as redes de solidariedade, o monitoramento e a cobrança de medidas de prevenção e cuidado aos gestores e poderes públicos constituídos.

Brasil tem 7 vezes mais casos de Covid19

Já são mais de 23 mil mortes pela Covid19 no Brasil. No cenário em que vivemos, o ideal seria ter alta capacidade de testagem da população. Isto é fundamental para verificar a contaminação em diferentes áreas, acompanhar tendências e criar as condições de reabertura onde fosse possível, partindo de dados concretos e não somente pela pressão de setores econômicos.

Pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). entre 14 e 21 de maio, para testar a presença da doença na população demonstrou que o Brasil tem sete vezes mais casos de Covid19 do que apontam os dados oficiais. O reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal destaca que “enquanto as curvas no Brasil não estiverem na descendente ou enquanto a taxa de transmissão brasileira for recordista mundial, nossa recomendação dos cientistas para a população é ficar em casa o máximo possível não há nenhuma recomendação científica que justifique a flexibilização das medidas de distanciamento social nesse momento “, afirma.

Estes dados demonstram que ainda estamos longe do final da pandemia, que medidas duras ainda serão necessárias e que seguir a orientação dos organismos científicos e de saúde é o único caminho possível para reduzir danos e salvar vidas.

Bolsonaro e Covid19 aprofundam crise econômica e social

O cenário econômico da pandemia está dado: aumento do desemprego, queda acentuada do PIB e empobrecimento da população. O mais grave é que nosso país já vivia grave crise econômica, sem ações do governo para enfrentar o alto desemprego, a informalidade e o subemprego no Brasil. Ou seja, a crise sanitária aprofundou a crise que já vivíamos. Neste cenário era de se esperar medidas efetivas do Governo Federal como articulador das ações de integração e redução de danos, mas Bolsonaro prefere apostar no caos!

Em diversas comunidades do Brasil há milhões de brasileiros que se enquadravam nos critérios de obtenção do auxílio emergencial, mas tiveram o pedido negado. Esta conta é paga nas comunidades com pessoas fora do afastamento social, trabalhando de dia para comer de noite… 

Enquanto isto, a cena perturbadora da reunião ministerial de 22 de abril, com chuva de palavras de baixo calão, ataques às instituições, clara tentativa de manobra na Polícia Federal, desprezo pela democracia, ministros despreparados e ataques diversos aos interesses do povo brasileiro é a fotografia real do Governo Jair Bolsonaro e seus aliados mais próximos.

Fica clara a necessidade de forte reação do povo brasileiro.  Não podemos nos calar diante de tantos ataques e despreparo de quem deveria orientar a nação neste momento tão crítico da nossa história. Como memes que rolam nas redes sociais: O Brasil tem de enfrentar o vírus e o verme ao mesmo tempo! Neste sentido a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e diversos movimentos populares tem se somado em iniciativas pelo impeachment de Bolsonaro. #ForaBolsonaro

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor

Um comentario para "Comunidades vivem caos provocado pela pandemia e por Bolsonaro"

  1. Hudson Marcelino Tavares da Silva disse:

    O projeto político do B17, é a anomia social. Desestruturando a República, fortalece as milícias e as igrejas que forçam seus adeptos a mante-las financeiramente, bem como manter o mercado financeiro. Tudo dentro da democracia, pois o B17, blefa com golpe militar,pois não há interesse nem consenso dentro do alto escalão com golpe. Os militares que estão no planalto não apitam mais nada nos quartéis. São anões de jardim. Um ditadura militar pressupõe um “projeto político de nação” nos moldes autoritários, como conhecemos no passado. O B17 quer e está conseguindo é desmantelar a República para instalar o Anarco- capitalismo. É necessário entender que apesar de ser, um protozoário, o B17 é inaudito e como tal devemos estudar e tirar lições para interferir na realidade que está posta, nos afastando das narrativas de golpe que não se aplica. Urge a união das Forças interessadas, em parar o B17 e suas crias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *