Crescimento da indústria

Os jornais de segunda-feira, dia do professor, nos ensinaram que a indústria brasileira teve, em agosto, um desempenho que superou todas as previsões. A equipe econômica do Governo festejou, mas não só ela. Os trabalhadores do setor industrial que estão e

O crescimento da produção industrial foi de 5,3% entre janeiro e agosto de 2007, com ênfase no crescimento da produção de máquinas e equipamentos, veículos automotores, produtos químicos, metalurgia básica, indústrias extrativas, máquinas, aparelhos e materiais elétricos, máquinas para escritórios e equipamentos para a informática, alimentos, materiais não metálicos, entre outros. Já o emprego cresceu no mesmo período 1,6%.


 



Junto com as importações de maquinaria industrial, que cresceram quase 30% quando se compara os períodos de janeiro a setembro de 2006 com janeiro e setembro de 2007, a produção industrial de bens de capital (de janeiro a agosto de 2007) teve também crescimentos expressivos. Por exemplo, a produção de bens de capital para o setor agrícola cresceu 42,5%; para o setor elétrico 19,7%; para a construção civil 15,9%. Em média, a produção industrial de bens de capital cresceu 17,6%.


 


 


Bem de capital é um nome genérico para máquinas e equipamentos que servem para produzir outros bens. Quando se importam máquinas ou quando se fabricam máquinas há uma quase certeza de crescimento futuro da produção em geral, porque nenhum empresário importa, fabrica ou compra máquinas para que fiquem paradas. Há, portanto, um prognóstico de crescimento sustentável e sem inflação, porque a capacidade instalada manteve-se estável exatamente porque tem havido compras de novas máquinas.


 



Estes números, que foram divulgados, têm como origem o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a própria Confederação Nacional da Indústria (CNI).


 


Que os trabalhadores façam deles bom uso em suas negociações salariais já que são os grandes responsáveis por eles mesmos.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor