Desafios cada vez maiores

Não se pode baixar a guarda em relação co coronavírus, mesmo quando se tenha a sensação de que tudo já foi superado

China se manteve alerta no combate à Covid-19

Contrariando desejos e expectativas, o coronavírus continua a rondar a face da terra, causando apreensões, mudando rotinas, fragilizando economias e derrubando vidas. Muitas vidas. Decorridos praticamente seis meses desde que o novo vírus foi percebido pela primeira em Wuhan, o certo é que estamos diante de desafios cada vez maiores.

Os venceremos? Muito provavelmente, sim! O problema é que ainda não se sabe nem a dimensão e nem os custos para essa tão desejada vitória, especialmente para a parte economicamente mais vulnerável da população, ou seja, a maioria dos viventes trabalhadores. 

Aqui na China, quando tudo parecia voltar ao normal, eis que o vírus reaparece com sua face mais ameaçadora, desta vez em Pequim, em um dos principais mercados de abastecimento da capital. Imediatamente, bairros foram isolados, pessoas confinadas, voos redirecionados, escolas e comércios fechados. E o medo passou a ocupar novamente a mente de muitas pessoas…

Felizmente, o novo surto pode ser rapidamente contido. Apesar do inevitável estresse, essa eficiência chinesa é sem dúvida essencial para que as pessoas sigam suas vidas com mais confiança.

Mas se por um lado o reaparecimento do vírus em Pequim demonstrou a capacidade do país em enfrentar, isolar e controlar a propagação do vírus; por outro lado, foi lançado um novo sinal de alerta, não apenas para as autoridades chinesas, mas para todo o mundo. Ou seja, não se pode baixar a guarda, mesmo quando se tenha a sensação de que tudo já foi superado.

Se assim não se proceder, todos os esforços e conquistas no combate dessa pandemia podem desmoronar de um momento para o outro. E além do mais, é preciso ter em conta que os custos psíquicos, sociais e econômicos desse combate por mais alto que já tenham sido podem aumentar ainda mais. 

Isso pelo menos enquanto não se tiver nas mãos uma vacina ou algo semelhante que realmente nos proteja definitivamente dos ataques e ameaças geradas pelo presente vírus.

“Desesperar, jamais”, porém sem subestimar o tamanho do desafio que se tem pela frente.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *