Desmame catastrófico

.

Há drogas ditas “heróicas” na clínica médica, absolutamente necessárias para salvar o doente num dado momento, mas perigosas pelos efeitos colaterais, sobretudo quando em uso prolongado. Mais: ao subtraí-las, há que se proceder ao desmame – ou seja, a diminuição gradativa da dosagem.

Os corticóides são um bom exemplo, dentre as drogas mais conhecidas do grande público.

A pandemia alcançou o Brasil já em profunda crise econômica. A junta médica – no caso o governo Bolsonaro – perdeu-se no negacionismo científico que o levou a subestimar a gravidade da Covid-19 e no fundamentalismo fiscalista de Guedes e seus Chicago boys, que agravaram o desastre econômico.

Sob pressão do Congresso Nacional, o governo terminou por adotar o auxilio emergencial. Não queria, mas foi obrigado a fazê-lo.
E atendeu à quase metade da população brasileira, 70% então sobrevivente com renda familiar média de 3 reais/dia.

Um alívio para milhões de famílias desesperadas.

Um estímulo para uma economia cambaleante, que depende cada vez mais do fragilizado mercado interno.

E assim o governo atirou (constrangido) no que não quis enxergar e acertou nas necessidade básicas de milhões.

No ambiente confuso, em que a narrativa ultradireitista que se fez vitoriosa há menos de dois anos ainda predomina, o auxilio emergencial ironicamente tornou-se fator de resiliência para Bolsonaro e sua trupe.

Agora, o presidente, tocado pela mosca azul de certa popularidade no Nordeste, reluta em extinguir de pronto a droga, adota um desmame que deve ir até dezembro e não sabe ao certo o destino do paciente.

O PIB negativo de 9,7% do segundo trimestre dá a medida da gravidade da situação.

E o que se fará a partir de janeiro?

A UTI parece ser o destino inapelável do paciente. Não por ausência de alternativas terapêuticas, mas por opção desastrosa da equipe médica.

O desenvolvimentismo só pode levar a um desastre, repete Paulo Guedes tantas vezes quanto precise para convencer seu atônito presidente e agradar seus patrocinadores do chamado “mercado”.

Ou seja, ao Estado cabe pouco ou quase nada. Nas forças do mercado – cada vez mais submetido ao rentismo – residem nossas chances (sic).

E no meio do caminho há o pleito municipal de novembro, a ser vivido por um eleitorado majoritariamente empobrecido, insatisfeito, inseguro, sem perspectivas.

O desemprego e suas variantes emergem como um dos temas centrais do embate. Desafio para os litigantes em âmbito municipal, fator de corrosão do bolsonarismo.

A depender da capacidade de convencimento e de arregimentação das forças que resistem ao bolsonarismo, um passo adiante poderá ser conquistado na peleja nacional, que parece ser mais complexa e prolongada do que muitos supunham.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *