Diferenciações acerca da complexa agenda do governo Lula

Os partidos componentes da frente ampla — os de compromisso popular especialmente — têm que levar à base da sociedade o conflito de ideias sobre as questões centrais do governo Lula.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A constituição de um governo da natureza do liderado pelo operário metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva e conquistado através de renhida disputa eleitoral, por si mesma é fator de elevação da consciência política da população.

Pois há um estágio de consciência quase espontâneo, que reflete o nível do conflito entre distintos projetos de nação e em grande medida traduz a qualidade da intervenção das diversas correntes políticas no debate de ideias.

Leia também: A luta política que se trava na base da sociedade.

Hoje, essa nuance da luta social e política no Brasil carrega o peso da divisão da sociedade, quase que meio a meio, na esteira da ascensão da cultura do ódio impulsionada pela extrema direita.

Acresce que, embora a TV permaneça como poderoso veículo noticioso e transmissor de ideias, a comunicação digital — com seus méritos e deméritos — avança cada vez mais como principal meio de comunicação entre as pessoas.

E não é arriscado dizer que se difunde muita informação e se debate pouco. 

E não há elevação do nível de consciência de milhões que prescinda do debate de ideias.

Aos partidos políticos que compõem a frente ampla democrática que governa o país cabe uma dupla trincheira nesse debate: o interior do governo, contribuindo para esclarecer questões complexas e em torno delas fomentar a indispensável unidade de ação; e na esfera da sociedade civil, em suas diversas instâncias e segmentos, fomentando tanto o apoio a proposições do governo como a correta formulação da crítica e das reivindicações próprias da população, a se expressarem através do movimento social independente propriamente dito.

Os partidos componentes da frente ampla — os de compromisso popular especialmente — têm que levar à base da sociedade o conflito de ideias em torno da polícia fiscal e monetária, por exemplo. Tema que a um só tempo estabelece os limites do próprio governo e as condições de vida da população.

Interesses de classes, que precisam ser explicitados.

Dito de um modo mais simplificado, é preciso ser governo e povo ao mesmo tempo — incorporando ao cotidiano a complexidade que essa dupla condição implica.

Na concepção tática – teórica e historicamente consolidada no centenário PCdoB –, isto se traduz através da relação dialética entre unidade e luta, amplitude e independência e corresponde ao lugar próprio dessa corrente política na cena atual.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor