Enxergar para além da realidade imposta

A nossa resposta não pode nem deve ocorrer só nas urnas, a organização e a mobilização do povo são elementos-chave desse processo

“O comunista combate no dia-dia pelas tarefas políticas táticas de hoje e pelos objetivos revolucionários estratégicos de amanhã”

Diógenes Arruda

É certo que o nosso principal objetivo hoje é compreender a conjuntura posta, aglutinar forças, reunir tudo que existir de defesa do Estado Democrático de Direito, bem como impor uma derrota ao fascismo que hoje nos assola.

Contudo, uma característica dos comunistas é conseguir enxergar para além da realidade que hoje se apresenta de forma perceptível aos olhos de todos, a necessidade da derrota de Bolsonaro e a eleição do Lula presidente. Sabemos que a guerra somente começou e enfrentaremos diversas batalhas.

Para isso, insistimos na construção de um projeto de reconstrução nacional, que tenha como eixo três movimentos integrados, interagindo entre si: medidas emergenciais em defesa da vida, da democracia e do emprego; deflagração de medidas do processo de reconstrução nacional, que incidem na fase emergencial e medidas de retomada do desenvolvimento, que também contribuam para a ação emergencial e a reconstrução.

Leia também: Os extremos se cruzam

No entanto, a nossa resposta não pode nem deve ocorrer só nas urnas, a organização e a mobilização do povo são elementos-chave desse processo. Nós, os que percebemos além da realidade apresentada, sabemos que é preciso, junto ao povo, mostrar como ele pode transformar. Educar para a transformação significa estimular potencialidades, mas também estimular a eliminação de defeitos, vícios e deficiências.

Ora, não sejamos ingênuos; a busca pela unidade não pode ser confundida com o pensamento único, em que nada nos ajuda a construir o partido revolucionário necessário como instrumento da revolução.

Não existe dicotomia em estar presente nas lutas sociais e sindicais, estar presente no legislativo, nas associações de moradores, grêmios nos mais diversos movimentos e construir nossa educação revolucionária, organizando o partido revolucionário, capaz de conduzir as massas rumo à transformação das estruturas presentes.

Leia também: Garantia de empenho

As pautas imediatistas podem complementar a luta dos revolucionários, mas nunca substituir as reivindicações de classe. Nesse momento, chegamos à máxima: “o movimento é tudo, o partido é nada”. Assistimos contemporaneamente a uma completa inversão de valores, vendidas como a concepção de mundo mais avançada e moderna, negando todas as experiências históricas que já nos foram oferecidas e praticamente nunca experimentadas, estimulando vaidades e fetichismos individualistas.

Como uma vez disse um certo senhor, mas para mim o pensamento mais jovem de todos, “os comunistas lutam para atingir os objetivos e interesses imediatos da classe operária; mas ao mesmo tempo também defendem dentro do movimento atual o futuro desse movimento”.

Educação, disciplina e coragem ajudam bastante nesses momentos.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor