Haroldo Lima, um amigo do povo chinês

.

Da esquerda para a direita José Reinaldo, Haroldo Lima, Zhang Baoyu e Renato Rabelo l Foto: Arquivo pessoal de Zhang Baoyu

Faleceu nesta quarta-feira (24), no Brasil, Haroldo Lima, um histórico dirigente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Ex-deputado federal e ex-diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, ele era também um grande amigo do povo chinês.

Haroldo Lima se foi vítima da Covid-19. Assim como mais de 300 mil brasileiros nessa que é de longe a maior tragédia nacional. Eu o conhecia à distância, de auditório, pronunciamentos, leituras de textos…

Sei, porém, que sua vida foi lutar por um Brasil soberano e humanamente digno. Também sei que poucos brasileiros atingiram um nível de conhecimento da política chinesa como Haroldo, sempre apontando direções certeiras para quem desejasse de fato conhecer o caminho do desenvolvimento chinês.

Certa fez visitei a casa de um amigo comum em Pequim, o Sr. Zhang Baoyu. Na estante da sua sala uma foto me chamou muito a atenção. Primeiro devido aos brasileiros que estavam naquele retrato com o meu amigo Zhang (José Reinaldo, Haroldo Lima e Renato Rabelo, dirigentes do PCdoB ) e, segundo, devido o lugar especial que a foto ocupava naquela estante, ao lado de mais umas duas outras com membros daquela família.

Fotografei a foto e conversamos algumas horas sobre memórias, amizade, China e Brasil…

Hoje avisei ao amigo Zhang sobre a partida de Haroldo e ele, imediatamente mandou-me aquela foto acompanhada da seguinte mensagem: “Nós honramos a memória de Haroldo Lima, um amigo do povo chinês”.

Também Chen Duqing, ex-embaixador da China no Brasil, enviou-me a seguinte mensagem: “Acabei de receber essa triste notícia hoje de manhã. Uma grande perda para a justa causa do povo brasileiro. Peço a gentileza de transmitir minhas profundas condolências aos companheiros do PCdoB, à Dona Solange e a toda a família”.

Essa consternação também em terras chinesas mostra que Haroldo Lima soube muito bem como semear a amizade entre os nossos povos.

“Amigo é coisa pra se guardar”…

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor