Informação confiável

Tenho uma caveira de burro enterrada nas páginas dos jornais, das revistas, dos veículos de informação, em suma. É o número de municípios brasileiros.

Durante anos tenho colecionado as sucessivas e diversas versões que, sob os mais variados pretextos, cada um dá, mesmo descontando aqueles que se limitam à aproximações.


 



Um só exemplo e o último cronologicamente. O jornal O Globo, na segunda edição de domingo, dia 23 de março, na coluna Panorama Político, assinada por Ilmar Franco, noticia que o presidente da Agência Nacional de Petróleo, Haroldo Lima, quer mudar a legislação dos róialtes do petróleo, distribuindo esta receita, de 16 bilhões de reais, para os 27 estados e os 5.562 municípios.


 



É o mais recente número para minha coleção que ao longo dos anos deve conter mais de uma centena de números diferentes.


 



Mesmo nestes tempos de internet e informação on line, atualizada e segura, o fator humano da preguiça ou a ponta do rabo do diabo, o erro, se inserem e continua a fazer das suas.


 



Se isto é verdade quando se trata de uma informação quantificável o que se poderá concluir sobre as informações opinativas ou sobre fatos imprecisos e contraditórios?
Em tempo: para o IBGE até 2007 o número oficial de municípios brasileiros era de 5.564.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor