Lula, proposta em construção

O conteúdo essencial da minuta expressa propósitos avançados para um governo que haverá de ser de reconstrução nacional

Foto: Ricardo Stuckert

O Partido dos Trabalhadores tornou pública uma proposta inicial do que se tem chamado “programa” do desejado futuro governo Lula.

Uma espécie de minuta para discussão entre os partidos que convergem na frente eleitoral constituída até agora pelo próprio PT, PCdoB, PV, PSB, PSOL, Rede e Solidariedade.

Também suscetível de contribuições advindas de segmentos diversos da sociedade.

Não que se possa ter propriamente um programa de governo antes de chegar ao governo. O que se tem é um conjunto de proposições necessárias tanto ao futuro programa de governo — uma vez empossado o presidente e constituído o ministério e com conhecimento da verdadeira realidade administrativa, financeira e fiscal encontrada —, como de imediato à propaganda de campanha.

Tudo bem, uma boa iniciativa.

Leia também: Pressão de Bolsonaro sobre instituto de pesquisa é agressão contra a democracia

Melhor ainda porque o conteúdo essencial da minuta expressa propósitos avançados para um governo que haverá de ser de reconstrução nacional. Destacadamente o compromisso de um Estado forte, comprometido com os interesses fundamentais da nação e do povo e proativo.

(Aliás, é parte da tarefa de reconstrução recompor o próprio Estado nacional, que sofre verdadeiro desmonte já há algum tempo e, sobretudo, sob o governo Bolsonaro).

Os partidos aliados receberam a minuta com atenção e passaram a examiná-la conscienciosamente, tendo em vista o debate comum a ser realizado.

Leia também: Trabalhador gasta quase 60% do salário com cesta básica, diz Dieese

A grande mídia, que embora se oponha ao desastroso governo Bolsonaro resiste à evidência de que o candidato oposicionista provavelmente vitorioso haverá de ser Lula, vem criticando as ideias contidas na minuta como se fosse viável a fórmula “substituir o presidente, porém não alterar na essência a agenda econômica e os pressupostos ultraliberais”.

Este é um dado de realidade que ajuda a clarear a dimensão da batalha eleitoral que se avizinha.

Lula pontifica nas pesquisas, mas há uma luta renhida ainda a ser travada.

Assim como, vencido o pleito, a empreitada de governo será inevitavelmente dura e complexa.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor