Medidas necessárias para enfrentar o Corona Vírus nas comunidades!

“Que se abram linhas de empréstimo para desempregados e libere saques de FGTS para se enfrentar a crise. Medidas tem que complementar renda dos trabalhadores e não retirar mais direitos e fragilizar ainda mais uma relação que já é desigual. “

A pandemia do COVID-19 (Corona Vírus) chegou com força no Brasil. A pandemia que começou na Ásia, está em um momento avassalador na Europa (com destaque para o número de óbitos na Itália) e começa sua espiral crescente no Brasil. Com certeza estamos longe de saber quais serão seus efeitos e se as nossas ações serão suficientes para minimizar seus efeitos e consequências.

Com certeza as medidas tomadas até agora, mesmo parecendo antipáticas, são fundamentais para que o efeito desta pandemia seja amenizado. O quadro é desesperador, o histórico subfinanciamento do Sistema Único de Saúde cobra o preço. Agora se reforçam as mobilizações (virtuais) pela revogação da EC 95/2016, que limita os gastos em saúde e políticas sociais. É muito pouco, mas é um começo inadiável para ter os recursos necessários para o enfretamento desta pandemia e seus desdobramentos.

Prioridade ao capital em detrimento dos trabalhadores

Na contramão de todos apelos e medidas, inclusive tomadas por países desenvolvidos, buscando a garantia de emprego, garantia de moradia, eletricidade e saneamento, aqui no Brasil Bolsonaro edita na madruga MP 927 que suspende ataca os trabalhadores e tira garantia do pagamento dos salários, somada a outras medidas tímidas no combate aos efeitos da COVID-19 na economia brasileira.

Quem deve ser protegido pelo Governo: Trabalhadores ou empresários? Seria correto o Governo apresentar medidas para garantir o emprego, remuneração e condições das pessoas ficarem em quarentena, conforme a orientação técnica e a experiência dos países que enfrentam a mais tempo a pandemia.

Medidas sociais para quem mais precisa

Neste momento o movimento comunitário e popular faz apelo no sentido contrário: que haja isenção das tarifas de água e energia elétrica, além suspensão dos despejos e remoções. Que se abram linhas de empréstimo para desempregados e libere saques de FGTS para se enfrentar a crise. Medidas tem que complementar renda dos trabalhadores e não retirar mais direitos e fragilizar ainda mais uma relação que já é desigual.

Aliás, nas periferias já será muito mais difícil chegar as informações e adotar todas medidas, seja pelo tamanho médio das casas e número de pessoas, seja da impossibilidade de ficar em quarentena sem renda, sem perspectivas e/ou sem as condições sanitárias adequadas. Como exigir ainda mais sacrifício destes setores? Os idosos e trabalhadores pobres tem a vida menos valiosas que a dos ricos? Na prática de Bolsonaro e das classes dominantes sim!

O fato é que estamos somente no início desta crise, a tendência é que os problemas se aprofundem e se as medidas necessárias não forem tomadas os desdobramentos serão piores do que as expectativas. Nos resta é fazer nossa parte e criar as condições para que cada um possa fazer sua parte. Porém não existe combate a pandemia eficaz com fone, sem moradia, eletricidade, gás e água para todos! As pessoas estão procurando fazer sua parte, é fundamental que os entes governamentais façam a sua! Que o Congresso Devolva a MP 927!

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor