Milagre na Cela 7

Desperta sentimentos por justiça, pois obriga a refletir sobre a realidade da vida, onde preconceito e autoritarismo se juntam

Um convite à sensibilidade, ao amor e à sede de justiça, o drama do cinema turco “Milagre na Cela 7”, é belo por seu enredo, fotografia e trilha sonora. Seus personagens desenvolvem temas como a relação entre pai e filha, bullying e injustiça. A relação forte, muito amorosa de Memo (Aras Bulut Iynemli), o pai que tem deficiência mental, com sua filha de Ova (Nis,a Sofiya Aksongur), residentes num vilarejo na Turquia com a avó Fatma (Celile Toyon Uysal), marca bastante essa produção.

É uma história já contada pelo cinema coreano. Ela desperta sentimentos por justiça, pois obriga a refletir sobre a realidade da vida, onde preconceito e autoritarismo se juntam, em especial quando se trata de pessoas com algum tipo de deficiência, e as pessoas encarceradas, muitas como o principal intérprete da película.

A menina filha de Memo ama o pai, e sofre com a perseguição das crianças da mesma idade, em função da deficiência do pai. Um acidente ocorrido no vilarejo acaba levando a morte da filha de um alto comandante militar. Memo é acusado injustamente pela morte da menina é preso e torturado ocasionando muito sofrimento na filha.  Na cela 7, Memo encontra vários presos, capazes de perceber sua bondade e a pureza. No entanto, ele tem por destino a pena de morte.

Filme “O milagre da cela 7” | Foto: Divulgação

O diretor Mehmet Ada Oztekine nos entrega uma história cheia de sentimentos. Em meio a um ambiente presidiário cheio de pessoas agrilhoadas, com graves crimes algumas, há demonstrações de compreensão e compaixão de o quanto Memo é correto, de sua forma singela e sem maldades. Isso desperta simpatias e traz um halo de esperança na cela onde se amontoam os presos.

Forte o desempenho do ator principal, mas ao lado disso se destaca a altivez das mulheres interpretadas pela filha, a avó e a professora,  as quais, por seu sentimento de amor a Ova, acreditam em Memo e também jogam papel importante na trama.

Ao final do filme, depois de muito chorar Memo consegue escapar com ajuda de seus companheiros da prisão. Aqui o Milagre da Cela 7 parece se  descortinar. É preciso assistir e se preparar para as emoções e sentir o alívio no peito.

O sistema carcerário é um dos temas do filme. Forçamo-nos a pensar no brasileiro, no qual se dá a dramática situação em que 40% dos presos ainda aguarda julgamento, dentre os quais certamente uma parcela está detida de forma injusta, podendo, muitas vezes, não ter culpa alguma em qualquer delito. Ademais, esse sistema é seletivo e racista, a maioria dos presos no Brasil são pobres e negros. O Estado brasileiro continua sendo essencialmente punitivista. O Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo, e não se resolve a questão da violência. Infelizmente, significativa parcela das autoridades brasileiras continuam a agir como inquisidores que veem no encarceramento uma maneira de excluir ainda mais as pessoas que já sofrem com o preconceito e discriminações em função de sua origem social e de sua etnia/raça. , Por outro lado, outra temática de relevância é a questão da deficiência, que comparece de forma forte no filme aqui abordado, desde a condição de Memo, que é preso, torturado sem poder se defender e a forma violenta com que é tratada a filha, uma criança.

O tema da deficiência é de alta relevância social. Em nosso país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8,4% da população brasileira acima de 2 anos – o que representa 17,3 milhões de pessoas – tem algum tipo de deficiência. Portanto, para avançarmos em uma sociedade humanizada, é necessário romper com preconceitos milenares construídos ao longo da história, com as atitudes de desvalorização, carregadas de práticas discriminatórias, opressoras e reprodutoras de violência contra pessoas com deficiência. É um grande desafio seu enfrentamento com vistas a ações emancipatórias, na perspectiva de continuar a busca por outra ordem societária. 

Indicamos esse filme a todas as pessoas que ainda tem esperança, que acreditam que a vida pode ter sentido com a inclusão de todas e todos que pensam em uma sociedade justa, democrática, sem racismo, machismo e capacitismo.

  • Filme: Milagre na Cela 7
  • Lançamento pela NetFlix: 10 de outubro de 2019
  • Direção: Mehmet Ada Öztekin
  • Elenco: Aras Bulut İynemli, Nisa Aksongur, Deniz Baysal, İlker Aksum
  • Música: Hasan Özsüt
As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor