Não se deixe enganar: 2020 será mesmo um ano de recessão

.

O IBGE divulgou os números do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no terceiro trimestre de 2020. Em relação ao período anterior, o conjunto de atividades econômicas em julho, agosto e setembro cresceu 7,7%. Apesar da notícia positiva, é preciso contextualizar o resultado.

A previsão para o PIB após a chegada da pandemia era de retração próxima a 9%. Atualmente, os especialistas afirmam que deve ficar em torno de 4%, mesmo com o aumento no terceiro trimestre. A melhora no quadro está relacionada ao baixo desempenho no período anterior. O segundo trimestre apresentou a pior recessão da história, com retração de 9,7%.

A flexibilização nas recomendações de isolamento social também auxiliaram na recuperação pontual da economia. Com o aumento de casos, as medidas devem voltar a restringir parte do comércio. Um fator fundamental para o resultado apresentado foi a implementação do auxílio emergencial. A renda de R$600 reais permitiu às pessoas o acesso a bens e serviços essenciais e movimentou a economia do PIB em 2020. A redução pela metade no valor das parcelas irá afetar negativamente o PIB.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *