Não tira não, Mr. Pompeo

O secretário de Estado dos EUA Mike Pompeo não vai conseguir cumprir a ameaça de “tirar Maduro” do poder, feita em território brasileiro, com a cumplicidade de Ernesto Araújo. O presidente venezuelano Nicolás Maduro decretou que as forças armadas do país permaneçam em “alerta máximo”

Em visita à capital de Roraima, Boa Vista, na última sexta-feira (18), ciceroneado por Ernesto Araújo, titular do Ministério das Relações Exteriores do governo de extrema direita de Jair Bolsonaro e por alguns fardados do exército brasileiro, o secretário de Estado dos Estados Unido Mike Pompeo fez ameaças de golpe e intervenção na Venezuela. 

Com a arrogância que caracteriza as autoridades de um país inimigo da autodeterminação dos povos e da paz, ameaçou um país vizinho e fraterno do Brasil, na presença de funcionários de um governo servil, como são os que o acompanhavam: “Vamos tirar Maduro de lá”, não deixando dúvidas inclusive àqueles que se iludem quanto ao alcance e à repercussão de suas palavras. O representante da Casa Branca e do Departamento de Estado não veio ao estado do Norte brasileiro apenas para fazer discurso eleitoral. Uma ameaça deve ser tomada como tal, manda a prudência. A pretensão dos Estados Unidos é, sim, promover um golpe na Venezuela e, se julgarem necessário segundo as conveniências de sua estratégia de dominação, uma intervenção militar. É algo que não diz respeito exclusivamente ao governo Trump. Afinal, foi Barack Obama quem, em março de 2015, emitiu um decreto considerando a Venezuela uma “ameaça incomum” à segurança dos EUA e impôs uma política de sanções.

Para assestar o golpe e realizar uma intervenção na Venezuela, os Estados Unidos pretendem contar primeiramente com o concurso de políticos fracassados do país, como o obscuro Juan Guaidó, que alçaram à condição de “presidente interino”. No caso de descarte de Guaidó, outro fantoche qualquer poderá desempenhar o mesmo papel. 

O segundo movimento é usar o Brasil, a Colômbia e demais países integrantes do simulacro de multilateralismo autodenominado Grupo de Lima, em cujos governos há lacaios dispostos a tudo para obter apoio externo aos planos de sedimentar uma corrente de extrema direita no poder na América Latina. 

O terceiro movimento envolveria, se necessário, dentro da lógica intervencionista, a ação direta das forças armadas estadunidenses, a partir do Comando Sul sediado na Flórida. 

A visita do preposto de Trump ao Brasil, coroa um conjunto de ações reveladoras de que no Itamaraty não se pratica mais diplomacia. Desde a Casa de Rio Branco o que se faz hoje são manejos para ajustar a ação internacional do Brasil aos interesses do governo estadunidense. Uma renúncia em toda a linha aos preceitos constitucionais, como lembrou o Embaixador Celso Amorim, o chanceler da política externa ativa e altiva do governo Lula. Esses preceitos obrigam o governo a exercer a plena soberania nacional e a respeitar a autodeterminação das demais nações, defender a paz e contribuir para dirimir por meios pacíficos os conflitos internacionais, segundo os fundamentos da Carta das Nações Unidas com os quais o Brasil está comprometido e vinculado há 75 anos e uma série de tratados internacionais de que o Brasil é signatário.

Oficialmente, a visita de Pompeo ao Brasil teve finalidades assistenciais relativamente aos venezuelanos que entram no país por Roraima, o que resultou na entrega de uma esmola de 30 milhões de dólares para o governo brasileiro financiar programas de acolhimento a esses imigrantes. Mas o verdadeiro sentido da passagem do secretário de Estado de Trump pelo Brasil foi usar o nosso país como plataforma para ofender e ameaçar o governo venezuelano. E como instrumento de desestabilização, agressão e guerra. Por isso, foi alvo do justo protesto indignado de políticos como o deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara, os senadores Telmário Mota e Renan Calheiros e até mesmo o ex-chanceler do governo golpista de Michel Temer, Aloysio Nunes. 

Movimentos sociais e partidos políticos de esquerda se manifestaram energicamente, no âmbito do Comitê pela Paz na Venezuela, em que participam MST, Cebrapaz, Alba Movimentos, a Presidência do Conselho Mundial da Paz, a CUT, CTB, UNE, UJS, o Levante Popular da Juventude, a UBM, o Foro de São Paulo e partidos de esquerda como PT, PCdoB, PSOL, PCB e UP. 

O ministro Ernesto Araújo reagiu às críticas enaltecendo a “democracia” estadunidense e fazendo novas acusações levianas aos que se opõem à subordinação do Brasil à superpotência do Norte. Afagou o secretário Mike Pompeo, ex-diretor da CIA, a agência de espionagem dos Estados Unidos, responsável por golpes, guerras, sequestros, assassinatos e crimes correlatos. Foi ele próprio que confessou, durante uma conferência na Universidade do Texas, no ano passado, sobre seu trabalho na instituição: “Mentimos, enganamos, roubamos. Temos cursos inteiros sobre isso. Isso te lembra o excepcionalismo norte-americano”.

Além de admitir crimes, o colega de Ernesto Araújo ainda discorreu sobre este nefasto conceito do ultraconservadorismo estadunidense – o excepcionalismo – versão dura do “destino manifesto”, associada ao supremacismo, ao racismo e à primazia dos interesses estadunidenses no mundo, o que inclui a pretensão de inconteste superioridade militar e o direito invocado de intervir em países que considere uma ameaça a sua hegemonia e segurança nacional. É a este excepcionalismo que o governo de extrema direita de Bolsonaro pretende ligar o Brasil. Não é à toa que um dos filhos do inquilino do Alvorada foi designado por Steve Banon como o representante na América do Sul de uma internacional ultraconservadora. 

Repudiar a presença de Mike Pompeo no território brasileiro nas condições em que a visita ocorreu, à margem da normalidade diplomática e com finalidades de utilização do Brasil para agredir um país independente, foi a única atitude admissível por parte das forças políticas e sociais que prezam a soberania brasileira. A posição de rechaço ao governo brasileiro e ao funcionário de Trump dignificou os que protestaram e os alçou à condição de guardiões da soberania nacional. 

Mas não só.  Esta posição foi também um imperativo da solidariedade internacionalista, princípio ideológico e ético das forças progressistas. Pompeo fez um giro pela América do Sul, incluindo o Brasil, para convocar uma guerra contra a Venezuela. Os movimentos sociais, partidos políticos progressistas, o Cebrapaz e o Comitê Brasileiro pela Paz na Venezuela, que se pronunciaram com altaneria, audácia e dignidade, deram assim a demonstração de que no Brasil há forças sociais e políticas dispostas a enfrentar a política de alienação da soberania nacional do governo Bolsonaro. 

Na Venezuela, o presidente Nicolás Maduro respondeu com uma mensagem clara aos ataques de Mike Pompeo e seu acólito Ernesto Araújo. Denunciou o plano orquestrado pelos Estados Unidos para provocar uma intervenção militar contra o país. E afirmou a soberania, a paz e a luta em defesa da nação. “A Venezuela está de pé e firme, velando pela paz, o desenvolvimento e a liberdade” […] “jamais permitirá que nem milhares e milhares de Mike Pompeo possam envolver a região em guerras”. “Abram os olhos, o destino da Venezuela é a liberdade e a independência”. Simultaneamente, o líder bolivariano pediu que as Forças Armadas se mantenham em alerta máximo para responder a qualquer ato que ameace a segurança nacional. 

Os venezuelanos deixaram claro que o desígnio de mister Pompeo não será realizado. Ele e Trump não tiram Maduro do poder, não. “Mil olhos, mil ouvidos, porque os inimigos da Venezuela estão em uma fase aguda, ácida, de desespero, porque a Venezuela caminha para a consolidação da paz, porque a Venezuela resiste, porque a Venezuela saiu em frente e porque vamos às eleições de 6 de dezembro”, disse Maduro em uma atividade com a  Milícia Nacional Bolivariana (4,5 milhões de integrantes), um dos cinco contingentes das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB).   

Quanto ao Brasil, país com o qual a Venezuela já reiterou que deseja conviver em paz, os generais que comandam o exército saberão fazer seus cálculos. Conhecem a força dos seus próprios efetivos e equipamentos. Estudam estratégia, geopolítica, têm critérios objetivos para avaliar o cenário. Devem saber que a Venezuela de Nicolás Maduro da terceira década do século 21 não tem as vulnerabilidades do Paraguai de Solano López de 1870. E que o povo brasileiro, apesar de toda a ameaça de impor um governo neofascista de extrema direita, não se associará à agressão nem à tentativa de genocídio contra um país vizinho. Afinal, as forças armadas nacionais contam hoje com batalhões de soldados, não mais com escravos para formar contingentes em troca de alforria.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *