O Brasil comemora os 70 anos de Antônio Nóbrega

Quando falo de Antônio Nóbrega, falo com o orgulho e emoção de quem pode aprender e ter contato com um dos mais geniais artistas

Foto: Divulgação

São 70 anos de um sorriso que nos coloca em contato com toda a ancestralidade de nosso povo. São 70 anos de nascimento daquele que transformaria e revolucionaria o olhar do mundo para as suas próprias tradições culturais. São 70 anos de uma vida que, em cada respiração, faz ventar aos quatro cantos a inspiração que nos faz ser quem somos. São 70 anos de Antônio Nóbrega.

Brincante, trovador, menestrel, o multiartista colocou em sua vida corpo e alma em função de levar a cada pedacinho de terra, a lembrança de quem somos, a nossa verdadeira identidade. Utilizando as ferramentas da dança, da música, do teatro e das manifestações populares do nosso Brasil, Nóbrega se tornou o próprio Lunário Perpétuo e fez no Marco do Meio Dia ecoar o 9 de Frevereiro com as mais mágicas e coloridas sombrinhas.

Abriu alas ao apaixonante Tonheta e trouxe às ruas, feiras, campos e palcos do Brasil e do mundo, as mais autênticas expressões e o orgulho de ser brasileiro cabra da peste com sorriso e segurança de quem conhece e sabe a missão que tem nesse mundo.

Ah, quando falo de Antônio Nóbrega, falo com o orgulho e emoção de quem pode aprender e ter contato com um dos mais geniais artistas e seres humanos que conheci. Impossível segurar as lágrimas que correm do marejado dos olhos.

No meio de tantas guerras pela vida, guerras contra quem podemos ver e contra que não podemos, Nóbrega faz com que possamos ainda acreditar na salvação. Ele nos mostra uma crença fiel nas tradições, mas acima de tudo no ser humano.

Foto: Divulgação

Por tudo isso e muito mais é que o mundo acadêmico se curva ao mestre dos mestres. Antônio Nóbrega já foi tema de trabalhos, teses, artigos, espetáculos, mas acima de tudo, Nóbrega levou o povo e suas expressões mais verdadeiras para dentro da Universidade, levando os acadêmicos de uma elite intelectual a se curvarem à sabedoria natural e popular. Como disse Patativa do Assaré em trecho de sua obra Cante lá que eu Canto cá:

Pra gente aqui sê poeta
E fazê rima cumpreta
Num precisa professô
Basta vê no mês de maio
Um poema em cada gaio
E um verso em cada fulô

Antônio Nóbrega, nos seus 70 anos é convidado pelo Instituto de Estudos Avançados da Unicamp para ministrar oficinas em uma residência artística.

O ciclo de atividades gratuitas terá início em Março e contará com encontros remotos e presenciais

O músico, dançarino, cantor, compositor e ator Antônio Nóbrega realiza a partir de 15 de março uma extensa programação, que inclui palestras e oficinas sobre a música, a dança, o teatro e a poesia. O multiartista, comprometido com a cultura popular brasileira, foi convidado a partir do Programa “Hilda Hilst” do Artista Residente da Unicamp, coordenado pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA).

Ex-professor do Instituto de Artes da Unicamp, onde atuou entre 1985 e 1991, o multiartista pernambucano completa 70 anos e cinco décadas de carreira em 2022. O ciclo de atividades, que segue até setembro, é aberto à comunidade da Unicamp e também ao público externo e será composto por 12 encontros teóricos, presenciais, divididos em 6 temas, por uma parte prática constituída de oito oficinas e por 2 encontros virtuais.

Após os dois primeiros encontros introdutórios, discutindo as “Origens, formação e desenvolvimento do mundo cultural popular brasileiro”, a programação continua quinzenalmente com os seguintes assuntos: “Da quadra ao Galope beira-mar” (12/04 e 26/04), “Com passo sincopado: teoria e prática de uma linguagem brasileira de dança” (31/05 e 14/06), “Dos terreiros e reiseiros ao Cavalo-marinho” (28/06 e 12/07), “O imaginário musical popular brasileiro” (26/07 e 09/08), e “Brasisbrasil” (23/08 e 06/09).

As oficinas, também quinzenais, serão realizadas na sede do Instituto de Estudos Avançados. As inscrições para elas serão abertas em breve no site do IdEA.

Foto: Divulgação/Unicamp

Antonio Nóbrega nasceu em Recife, em 1952. Sua iniciação artística veio pelo violino, instrumento que sempre o acompanha em suas diversas atividades artísticas desde então. Entre 1968 e 1970, integrou a Orquestra de Câmara da Paraíba e a Orquestra Sinfônica do Recife. Em 1971, a convite do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna (1927-2014), ingressou no Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares, com quem lançou quatro discos entre 1974 e 1980.

Sua extensa carreira inclui apresentações por todo o Brasil, além de países como Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Cuba, Rússia e França. Nóbrega é detentor de diversas premiações em reconhecimento por seu trabalho de valorização da cultura brasileira, como o TIM de Música, o Shell de Teatro, o Mambembe, o APCA e o Conrado Wessel, além ter sido condecorado por duas vezes com a Comenda do Mérito Cultural. Há 30 anos, dirige com Rosane Almeida em São Paulo o Instituto Brincante, espaço voltado a cursos, apresentações, oficinas, mostras e encontros diversos de difusão da cultura brasileira.

Serviço

Brasisbrasil – ciclo de encontros com Antonio Nóbrega
Datas: 15/03, 29/03, 12/04, 26/04, 31/05, 14/06, 28/06, 12/07, 26/07, 09/08, 23/08 e 06/09
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp
Endereço: Rua Albert Sabin, s/nº, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas
Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp
Inscrições: http://www.idea.unicamp.br/eventos/brasisbrasil-ciclo-de-encontros-com-antonio-nobrega

Oficinas com Antonio Nóbrega
Datas: 12/04 e 26/04 (Poesia); 31/05 e 14/06 (Dança); 28/06 e 12/07 (Teatro); e 26/07 e 09/08 (Música)
Horário: 14h30 às 16h30
Local: Instituto de Estudos Avançados (IdEA)
Endereço: Avenida Oswaldo Cruz, 301, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas
Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp
Inscrições: Em breve no site www.idea.unicamp.br

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor