O povo está nas ruas, viva o poder popular!

.

Torcidas unidas contra o fascismo l Foto: Ricardo Macedo

Nada mais apropriado para o momento que aquela anedota do anarquista espanhol que desembarcou no Rio em dia de clássico carioca. Ao pisar na rua, depara-se com a torcida alvinegra se dirigindo ao Maracanã aos gritos de “Botafogo! Botafogo! Botafogo” Imediatamente o anarquista salta à frente da multidão conclamando “Al palacio! Al palacio! Al palacio!”

A inoperância e negacionismo epidêmico do governo Bolsonaro, quando do aparecimento dos primeiros casos, levou-o a impedir os governadores de estabelecerem barreiras sanitárias nos portos e aeroportos , de forma que pessoas com o novo coronavírus entraram livremente no país e a contaminação comunitária passou a ser uma realidade. O governo federal também impediu as barreiras sanitárias nas fronteiras dos estados e a propagação da doença, por meio da circulação de pessoas, vai se disseminando para todos os municípios, sem nenhum controle.

O que restou a governadores e prefeitos foi a estratégia de – enquanto aguardam o processo de “imunização por rebanho” –, tentar achatar a curva de contaminação com políticas de isolamento social para que o sistema de saúde não entre em colapso e as pessoas doentes não morram pela falta de assistência médica. Tal estratégia, já usada com sucesso em outros processos epidêmicos, tem o mérito de salvar vidas, como já salvou algo em torno de 70 mil e provavelmente ainda salvará mais umas 200 mil, tomando por referência a taxa de mortalidade da Suécia, por exemplo, que adotou poucas medidas de contenção da doença. E salvar vidas é sempre o mais importante.

Porém, tem o fator desfavorável de alongar o processo epidêmico. Já estamos, pelo menos nos grandes centros do país, há três meses em isolamento social, com a maioria das atividades sociais e econômicas paradas, e a contaminação ainda cresce nas capitais e apenas começa a sua propagação para o interior. Tudo aponta para um cenário em que só venhamos a atingir o topo da curva no final de julho ou meados de agosto, tenhamos de  três a quatro meses de platô, aí uma curva descendente e de mais dois ou três meses de queda consistente, para só então a vida social e econômica começar a voltar à normalidade. Ou seja, lá pelo início de 2021.

A situação de isolamento, com as pessoas desprovidas do relacionamento social, tão caro a todos, em especial para a juventude, o terror diante da possibilidade ou da perda real do emprego ou da renda, as dívidas se acumulando, o medo permanente de contágio e de poder não sobreviver ao vírus, mesmo para aqueles que não têm respeitado devidamente o isolamento, já coloca as pessoas em um condição de estresse total. Estão todos mais ou menos com o sentimento da garotinha do vídeo que viralizou na internet, no qual ela pergunta à mãe se pode desabafar e confessa que vai explodir, que não aguenta mais ficar em casa e precisa sair.

Este estresse social inevitavelmente irá, ou já começou, a explodir. Mais, as pessoas não só estão estressadas, como também já identificam o principal responsável pela situação – e aqui se dê o mérito principalmente à Rede Globo. Chama-se Jair Bolsonaro, já caracterizado como autoritário, fascista e genocida para mais da metade da população. O quadro formado torna inevitável que, ainda que conscientes dos riscos de contaminação, contingentes cada vez maiores de populares, principalmente da classe média, comecem a tomar as ruas em atos antifascistas e em defesa da vida.

 Diante da ainda insipiente adesão, mas que já produziu significativas manifestações capazes de quebrar o monopólio dos bolsonaristas das ruas, um bando de contrários  à frente ampla se apressaram a se manifestar nas redes sociais afirmando que a retomada das ruas é a demonstração cabal de que a frente é um embuste. Viu-se desde exaltações de que a esquerda retomou as ruas, até manifestações delirantes de que a proposição de frente ampla é um ardil da elite, apoiada por uma esquerda pequeno-burguesa e oportunista, para desviar as massas da insurreição e instalação de um poder popular.

Dei-me ao trabalho de assistir a alguns vídeos e ler alguns artigos desses negacionistas e, com toda a franqueza, alguns constroem tantas teorias de conspiração a partir de meias verdades, que mais parecem Olavos de Carvalho de esquerda. O problema, em primeiro lugar, é que um grande contingente de valorosos companheiros, desorientados pelas posições de suas lideranças que se mostram sectárias no momento, passam a aderir a este tipo de concepção exótica. O segundo problema diz respeito ao estrago que este tipo de radicalismo inconsequente pode trazer.

Tais manifestações tiveram início com as torcidas organizadas em São Paulo e Porto Alegre, depois se espalharam por várias capitais e no domingo retrasado ganharam a adesão de outros setores, para além desses grupos. Com o isolamento, não há outro instrumento de mobilização senão as redes sociais e, não sem razão, foram exatamente as torcidas organizadas – que reúnem centenas de filiados organizados em rede – a tomar a dianteira. Os partidos e movimentos sindicais e populares, que ainda se mantém em formas tradicionais de organização, pouco papel jogaram e possivelmente pouco papel jogarão nessas mobilizações, que tendem a repetir o formato de 2013, com grupos distintos indo para a rua com as mais variadas pautas, muitas vezes até contraditórias.

Portanto, é um total devaneio achar que alguma corrente política, isoladamente, terá a capacidade de assumir a direção dessas manifestações. Mesmo o PT, maior partido de esquerda e com todo o prestígio popular do Lula, caso estivesse unido, não teria força e representatividade para tanto. Muito menos determinadas correntes de opinião sectárias de esquerda que costumam rachar ao surgir a primeira opinião não coincidente.

Por outro lado, não podemos mais tratar os pronunciamentos do Bolsonaro e dos militares no governo como meras bravatas autoritárias. São ameaças reais à democracia. O autoritarismo está instalado no Poder Executivo, que conta, não só com o apoio de parcela das Forças Armadas, como também de parcela dos aparatos de segurança dos estados e também das milícias. Não hesitarão em infiltrar participantes e promover provocações para justificar a repressão e a necessidade da ditadura. Nesse sentido, os grupos de esquerda radicalizada não se prestarão a outro papel senão ao de braços auxiliares desses provocadores.

Tais explosões de massa, se são inevitáveis, necessitam urgentemente de um centro de gravidade consequente. Não será o vanguardismo de esquerda, prestando-se ao papel do espanhol anarquista, que conseguirá lhes dar direção. É necessário que uma ampla frente se coloque como guarda-chuva das manifestações. Não se trata aqui da condição limitada de Ciro, FHC e Lula conversarem ou Rede Globo e PT dialogarem. Trata-se de uma ampla frente que abrigue os partidos políticos e a sociedade civil, não só representada por organismos como OAB, ABI, CNBB, sindicatos, centrais, federações, mas também organizações como as torcidas organizadas, representações da diversidade social, lideranças religiosas, comunitárias, personalidades artísticas, culturais e intelectuais. Somente uma articulação de tamanha amplitude e envergadura, claramente em defesa da democracia e da vida, será capaz de dar consequência a esses movimentos de rua e fazer descortinar uma solução democrática à crise política e sanitária que arrasta o país para a maior catástrofe humana e econômica de sua história.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *