Olhar apurado sobre os efeitos da pandemia no mundo do trabalho

.

Os impactos da crise sanitária sobre a dinâmica econômica, em especial sobre o mundo do trabalho, serão severos, múltiplos, inéditos e de longa duração, provocando novas transformações ou acelerando outras que estavam em curso. Olhar os fenômenos no momento em que acontecem é uma das tarefas das pesquisas sociais realizadas por inúmeros institutos, inclusive o IBGE. Para olhar e ver os novos fenômenos é preciso ajustar os instrumentos de observação, o questionário, a amostra, o período de coleta, entre outros.

Saudamos a iniciativa do IBGE que colocou em campo, a partir de maio, uma pesquisa semanal experimental, portanto, corretamente submetida a ajustes futuros. Trata-se da PNAD COVID19 que traz indicadores sobre saúde e sobre o mercado de trabalho[1].

A pesquisa traz informações semanais a partir de 03 de maio para Brasil e grandes regiões e mensais para as Unidades da Federação. Sobre o mundo do trabalho a observação destaca os impactos sobre o desemprego, as formas de ocupação com o trabalho remoto e os inúmeros efeitos do isolamento sobre a procura por emprego, sobre os programas como o Auxílio Emergencial ou de sustentação dos salários (suspensão ou redução da jornada de trabalho).

A PNAD COVID19, apesar de usar a mesma base da PNAD Contínua, é outra pesquisa. Realizada totalmente por telefone, está estruturada em uma amostra de 193 mil domicílios/mês, 48 mil por semana, abrangendo todo o território nacional. Será realizada durante todo o período da pandemia.

A PNAD Contínua manterá a observação do comportamento do mercado de trabalho e o fornecimento dos dados oficiais sobre emprego e desemprego. A nova pesquisa PNAD COVID19 será produzida em paralelo com aquela.

Muita atenção: os resultados das duas pesquisas não comparáveis. As duas pesquisas usam amostras distintas, a PNAD Contínua é feita através de uma amostra trimestral e a pesquisa PNAD COVID19 é composta de quatro amostras semanais independentes no mês, além de tempos distintos de observação, perguntas diferentes e de novos conceitos.

A observação atenta desses dados, com outros disponíveis como, p.ex., os do CAGED, as estatísticas do seguro-desemprego, do BEm (Benefício Emergencial para pagar salários), entre outras, permitem melhorar a qualidade do diagnóstico, apurar informações e produzir conhecimento para planejar a atuação sindical e das políticas públicas.

[1] Disponível mercado de trabalho em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/27972-pandemia-dificulta-acesso-de-28-6-milhoes-de-pessoas-ao-mercado-de-trabalho-em-maio saúde em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/27971-3-6-milhoes-de-pessoas-com-sintoma-associado-a-sindrome-gripal-procuraram-algum-estabelecimento-de-saude-entre-24-e-30-de-maio e

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor

Um comentario para "Olhar apurado sobre os efeitos da pandemia no mundo do trabalho"

  1. Hermes Dagoberto disse:

    Gostei do conteúdo da divulgação, creio que pode ser útil para meu negócio. Seria bom manter uma forma de contato para acompanhar novas informações.
    Acesse tambem nosso site para contatos.
    saudações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *