Palpite infeliz

.

Luciana Santos Lula Luciano Siqueira

Não se trata de algo camuflado, antes o presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores mais próximos reafirmam a todo instante a incompatibilidade do seu projeto de poder com a democracia.

Ou, de outro modo, proclamam que a democracia há de dispensar o STF e o Congresso Nacional para que o presidente governe a plenos poderes, com uma hipotética sustentação das Forças Armadas. Seria sua “nova política”.

Ele não governa, provoca. Agride. Trabalha diuturnamente em favor do caos sanitário, econômico, social e institucional. Do caos, quem sabe, possa emergir como chefe supremo e inquestionável da nação.

Nessas circunstâncias, o bom senso e o sentido da preservação da nação e da democracia recomendam unir forças em sentido contrário ao presidente. Está em causa, acima dos diversos e legítimos projetos partidários e que tais, a sobrevivência da democracia e da própria soberania nacional.

Tendo justamente como pedra de toque a defesa da democracia, ganham força articulações diversas reunindo amplos e diversificados segmentos da sociedade, para além das correntes políticas estruturadas, mas com a presença delas, e de líderes políticos de variados matizes, justamente inspirados na bandeira da salvação nacional.

Espera-se que todas as personalidades perfiladas em torno desse ideal se somem aos esforços de todos. Sobretudo lideres de reconhecida proeminência.

O ex-presidente da República Luis Inácio Lula da Silva está entre estes, com evidente destaque. A condição de maior líder popular de nossa História recente lhe confere responsabilidades públicas para muito além de projetos pessoais ou do seu partido, o PT.

Pois o que ocorre agora é uma marcha para algo da dimensão de um movimento das diretas-já, cuja força em grande parte residiu na pluralidade e na amplitude das vontades políticas reunidas.

Os manifestos se sucedem denotando o envolvimento de subscritores influentes em diversos âmbitos. Quem assinou?, é a pergunta mais comum.

O cronista esportivo Juca Kfouri analisou esses movimentos com esperança e bom humor em artigo na Folha de S. Paulo (que reproduzi em meu blog ), cuidando da “escalação” desse escrete nacional. Na ala esquerda senti a ausência de Lula.

Aguardem, ele assinará – eu mesmo disse a amigas e amigos que me abordaram pelo WhatsApp. Mas na reunião da direção nacional do PT ele foi claro ao condicionar a sua assinatura em algum manifesto à identificação precisa de até onde os interesses do seu partido estariam contemplados.

Peço licença para falar como cidadão comum, não como integrante da direção nacional do PCdoB. Juro que me vieram à mente, de pronto, os versos do samba de Noel: “Quem é você que não sabe o que diz?/Meu Deus do Céu, que palpite infeliz!”

Oxalá o querido líder e amigo compreenda a gravidade do momento e se some à ampla frente que se forja em defesa do que nos é mais caro neste momento, a preservação do Estado Democrático de Direito.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor

4 comentários para "Palpite infeliz"

  1. O comentário do Lula foi feliz sim; e muuito! Tudo o que ele passou está aglutinado nesses comentários “infelizes”. E tudo que assistir, e passo neste mimento, me leva a acoplar nesse último comentário “infeliz”. Acho que a luta está de pé sim, mas muita coisa deve ser revista, que inclua a luta anti-golpe 2014 e a prisão criminosa do ex-presidente nessa luta. Não dar pra lutar ao lado desses fascistas. Nem a pau juvenal. Os caras já implantaram uma ditadura no brasil faz tempo e lutar apenas contra a “ditadura do asno em questão” não mudará nada. Acho que se querem o cerne da esquerda nessa luta, muita coisa deve ser levantada nesse momento. Esses que promoveram tudo serão simplesmente aliviados? Jamais! São tão vís como o próprio nazista no poder. Opinião.

  2. Volney Diniz disse:

    Imagino Hitler avançando com o seu projeto nazista mundo afora e, em uma reunião com Churchill e Roosevelt cuja pauta era de uma Frente ampla antifascista, Stálin responde: Ou vocês reveem as suas posições sobre o comunismo, ou não participaremos dessa Frente!
    Sabemos da importância da URSS para a derrota do Nazismo na Segunda-Guerra mundial…

  3. Eliana Noronha disse:

    Concordo plenamente com a opinião de Élio Gomes!!
    Lula está certíssimo em não assinar um documento onde tem as assinaturas de notórios golpistas como FHC, notórios bolsonaristas arrependidos como Lobão, notório “animador de auditório”, um “boneco teleguiado pela Globo, como Luciano Huck, além de Ciro Gomes, o “filhote de coronel birrento”, que fugiu para Paris no segundo turno da eleição, cujo objetivo principal agora é atacar civardemente Lula e o PT, todos responsáveis, em maior ou menor escala, pelo golpe do impeachment de Dilma e agora, pela eleição do nazifascista Bozonazi!!!
    Ainda bem que Lula e o PT se conscientizaram que não devem mais se aliar a esse tipo de gente, a essa corja que faz parte da elite golpista ou que a ela serve, e que depois que conseguem seu intento, dão um “chute na bunda” da esquerda, dos trabalhadores e continuam com seu projeto capitalista, de exploração e perversidade e de exclusão!!
    A frente que queremos é devemos formar é com a esquerda, os que querem, de fato, uma transformação econômica, social e política do nosso país.
    A esquerda tem que “perder o medo” de se apresentar como tal e mostrar a sua cara, dizer o que quer, como fazer e quem pode se aliar conosco nessa luta!!!
    E nisso os partidos políticos de esquerda: o PT, o PCdoB, o PSOL e o PCO, setores do PSB, da REDE e do PDT, juntamente com os movimentos sociais e de trabalhadores tem papel fundamental e imprescidível!!

  4. Eliana Noronha disse:

    Tenho grande apreço e respeito pelo PCdoB, mas nem por isso concordo com todas as posições defendidas por este longevo e glorioso partido!
    Acho que Lula, com seu enorme tino político e senso de oportunidade e justiça, agiu de forma acertada, quando se negou a assinar esse documento tão genérico e tão recheado de personas que, se não foram responsáveis pelo estado em que nós chegamos, no mínimo tiveram uma grande parcela de responsabilidade.
    Se não, vejamos:
    Tem o pedante do FHC, que foi um dos golpistas responsáveis pelo golpe do impeachment de Dilma; tem o Lobão, bolsonarista arrependido, esse medíocre artista, um dos maiores eleitores do Bozonazi; tem o Luciano Huck, esse apresentador de TV, inventado pela Globo e pelo PSDB de FHC para ser o manipulado candidato deles à presidência, que foi para o Estádio de futebol, na copa do mundo de 2014, puxar o coro “hei Dilma, VTNC”, numa atitude misógina, de total desrespeito a uma mulher honesta e honrada, Presidenta desse país; tem o Ciro Gomes, esse filhote birrento de coronel, que ultimamente só se alegra quando tenta atacar Lula e o PT e que fugiu para Paris no segundo turno da eleição e, assim, ajudou a eleger o “frankstein Bolsonaro”, além de outras personas non gratas!!
    Há também pessoas muito interessantes e admiráveis que assinam o referido documento, sem se darem conta do teor genérico e difuso dele!!
    Uma dessas pessoas, que eu respeito e admiro muito é o deputado Glauber Braga, do PSOL, que, por sinal, percebeu o “imbróglio” desse documento e dessa “frente fajuta” e já solicitou a retirada do seu nome do documento, conforme vi notícia da internet!
    A esquerda brasileira tem que fazer uma frente é com os partidos de esquerda: PCdoB, PT, PSOL, PCO e segmentos do PSB, PDT e REDE, com os movimentos sociais e de trabalhadores, mostrando “sua cara”, colocando as nossas propostas e o que já fizemos quando fomos governo e não deixar que a direita, as elites nos pinte como “bichos papões”…
    Não podemos esquecer que foi o próprio Lula, quem mais sofreu e tem sofrido por conta dessa política de conciliação ou de alianças ou de frente, como queiram chamar, com essa elite podre e perversa do nosso país!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *