Pátria e Povo, Povo e Pátria! PCdoB apresenta sua idéia, o futuro: ManuEla

 "É fundamental a união do povo brasileiro, sob a liderança da classe dos trabalhadores e valorização do trabalho. O povo brasileiro é uno e diverso, precisa ser assim enxergado".

"E não me importa pessoa nem cão:
só o povo me é considerável:
só a pátria me condiciona.

Povo e pátria manejam meu cuidado:
Pátria e Povo destinam meus deveres
e se logram matar o revoltado
pelo povo, é minha Pátria quem morre."
(Pablo Neruda)

A grande batalha política de 2018, a eleição presidencial, para além de definir rumos para os próximos quatro anos, pode abrir um novo período na história do Brasil. Nosso país adentrou numa profunda encruzilhada a partir do golpe político, jurídico e midiático de 2016.

O embate eleitoral deste ano pode aprofundar o caminho de fascistização da sociedade brasileira, de intolerância e ódio. Se seguir esse caminho perderá a democracia, já profundamente combalida; perdem também os direitos e garantias dos trabalhadores e do povo, já atacados por contrarreformas conduzidas pelo governo ilegítimo; e perde mais ainda a possibilidade do país se desenvolver como Nação soberana e independente, já duramente corroída pela onda de entreguismo e ausência de pensamento de país, demonstrada na traidora entrega do pré-sal para as petroleiras estrangeiras.

Por outro lado, pode ser também, dependendo dos resultados da eleição, uma retomada em novo patamar de um ciclo de afirmação do Brasil como Nação independente, com projeto de país, com democracia e justiça social.

Em um momento decisivo de nossa história, como o que estamos vivendo, os comunistas são chamados à responsabilidade com o povo e com a Nação. O PCdoB, como Partido quase centenário, não pode abdicar dessa responsabilidade. Deve se colocar à altura desse desafio e penso que está fazendo isso com a pré-candidatura de Manuela D'Avila à Presidência da República.

Acima de tudo a pré-candidatura dos comunistas deve sinalizar para o futuro. Se pudéssemos sintetizá-la em uma palavra seria futuro. É uma campanha voltada para o futuro, para a construção de um caminho para o Brasil.

O futuro que os comunistas apresentam ao Brasil tem o que Neruda expressa no poema: Pátria e Povo, Povo e Pátria! O elo Central da ideia dos comunistas é a construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento, um projeto de Nação (Pátria). Para a realização desse projeto é necessário a união do povo brasileiro, sob a liderança dos trabalhadores, dos que pela ação do trabalho constroem a riqueza do Brasil. Não há Pátria sem Povo e nem Povo sem Pátria.

O projeto de Nação que os comunistas apresentam deve ter como base cinco questões centrais: 1. Retomada do desenvolvimento, com a ampliação da capacidade do estado de planejar e induzir a produção e com uma arrojada política industrial; 2. Ampliação da democratização da sociedade brasileira, com reforma do estado, democratização da justiça e fim do monopólio privado sobre a informação; 3. Valorização do trabalho, dos trabalhadores e forte política de defesa de direitos e redução das desigualdades sociais e regionais; 4. Promoção e valorização do conhecimento, com investimentos em educação, ciência, tecnologia e inovação; e 5. Amazônia como polo fundamental do desenvolvimento nacional, com respeito à sua população, o meio ambiente e valorizando a diversidade.

Para a construção desse projeto é fundamental a união do povo brasileiro, sob a liderança da classe dos trabalhadores e valorização do trabalho. O povo brasileiro é uno e diverso, precisa ser assim enxergado. Mais da metade de nossa população é feminina, o que precisa ser reconhecido e deve ser compreendido o papel social da maternidade. Mais de dois terços de nosso povo é de origem negra e são na sua imensa maioria trabalhadores. Aliás, o elo fundamental da união de nosso povo é o trabalho, é a classe dos trabalhadores que deve ser a liderança central do novo projeto de desenvolvimento.

Manu é o futuro, com um projeto para a Nação. Pátria e Povo, Povo e Pátria são os elementos definidores do futuro do Brasil.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor