PCdoB celebra 99 anos de luta pelo socialismo no Brasil

.

Foi fundado, em 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil. Sua razão de ser, seu compromisso original e fundamental é lutar pelo socialismo no Brasil, levantando bandeiras amplas, ligadas às aspirações fundamentais dos trabalhadores brasileiros, à soberania nacional e à democracia popular. É instrumento de lutas e de unidade do povo brasileiro. Partido patriótico e internacionalista, empenha-se na solidariedade aos povos do mundo, em luta contra as intervenções e guerras imperialistas. A fundação do Partido, há quase um século, tem sentido histórico, relaciona-se com uma luta de longo prazo pela emancipação nacional e social dos trabalhadores e de todo o povo.

O Partido Comunista atua em todos os cenários e frentes de luta, consoante o grau de consciência das massas. Busca afirmar-se também no cenário eleitoral, desenvolvendo e ampliando sua influência política não só na atividade parlamentar e institucional, mas sobretudo aplicando a linha de massas, enraizando-se nos setores populares, realizando a luta de ideias e soerguendo uma forte e disciplinada organização para atuar em todas as etapas da luta de classes. Trata-se de uma ação multidimensional visando construir uma organização revolucionária dos trabalhadores e do povo.

Como advertia o camarada João Amazonas, o Partido deve defender-se do “dardo envenenado” com que buscam ferir sua existência e identidade. Em nossa longeva história, o Partido já enfrentou diferentes tipos de ameaças e sentenças de morte, seja pela ação de governos repressivos ou pela capitulação. Hoje, em face de desaires eleitorais passageiros, vaticinam de novo o seu fim, com o que procuram justificar a tentativa de apagar a identidade comunista, com a mudança de seu nome ou a fusão com algum partido de “centro-esquerda”.

Os comunistas não permitirão que isto aconteça. Chegam ao 99º aniversário e rumam para o centenário, em 2022, com a simbologia patriótica, de esquerda e comunista do Partido, renovando o compromisso com sua ininterrupta construção.

Este ano, defendendo a vida, contra o morticínio conduzido pelo governo de extrema direita, e a democracia, contra o intento ditatorial desse mesmo governo. E o faremos em aliança, unidade, frente única, com os setores democráticos e progressistas do país, irmanados com a esquerda de que somos parte indissociável e setores políticos e de massas os mais amplos.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *