Produtividade em alta

Toda vez que há ganhos reais de salários aparecem os espíritos de porco para dizer que estes aumentos causarão inflação. É como se, para eles, o trabalhador tivesse que andar constantemente com um sapato de ferro nos pés.

O atual ciclo de crescimento econômico do Brasil vem contrariando estas aves de mau agouro porque há aumento de emprego, há aumento de produção e não há crescimento da inflação. Mágica? Nem um pouco.


 



O que pressiona os preços para cima, causando inflação, é a sobrecarga sobre a capacidade instalada de produção se esta bate no teto de sua possibilidade. Como o crescimento que vem acontecendo tem sido puxado pelo consumo interno e pela compra e produção de máquinas, a capacidade instalada tem se mantido instável, sem pesar adicionalmente sobre os custos.


 



Além disto, como informa o IBGE, a produtividade da indústria de transformação (que baliza a produtividade da economia como um todo) vem crescendo constantemente: 2,1% em 2005, 2,5% em 2006 e 4,2% em 2007 (de janeiro a outubro). Há uma expectativa de manutenção desta conjuntura positiva porque o consumo interno de máquinas e equipamentos cresceu 24,6% no terceiro trimestre deste ano.


 



As duas coisas combinadas, a estabilidade de utilização da capacidade instalada e a produtividade (com emprego) em alta têm garantido os ganhos reais de salários sem pressões inflacionárias.


 



Um bom 2008 para quem trabalha. Um ótimo para 2008 para quem luta!

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor