PTC reafirma compromisso com a paz e a reunificação da Pátria coreana

Após 8° Congresso do partido, país continuará investindo em sua defesa enquanto perdurar as hostilidades, principalmente dos EUA. Evento aprova novo Plano Quinquenal de desenvolvimento econômico e social.

PTC reafirma compromisso com a paz e a reunificação da Pátria coreana

Compromisso com a paz e reunificação da Pátria coreana no 8° Congresso do PTC

O Partido do Trabalho da Coréia (PTC) concluiu, em Pyongyang, capital da República Popular Democrática da Coréia, no último dia 7 de janeiro, o seu 8º Congresso Nacional, do qual participarem cerca de sete mil membros e outros quase cinco mil apoiadores da organização e infraestrutura do evento. O Congresso, que se estendeu por três dias, foi presidido pelo líder Kim Jong Un, reconduzido ao cargo de secretário-geral do partido pela unanimidade dos participantes.

Kim Jong Um reafirmou, na ocasião, “a posição revolucionária de fortalecimento sustentável da capacidade de defesa nacional, que constitui o fundamento da existência do Estado e a firme garantia da paz, dignidade e segurança do país e do povo”, lembrando que “o PTC e o governo da RPDC, com o desejo de preservar a paz e a segurança na Península Coreana e no resto do mundo, fizeram o possível com paciência e boa fé para conter o agravamento da tensão regional, Mas a política americana de hostilidade à RPDC tornou-se mais séria, longe de ser abrandada”.

“Não haverá nada mais estúpido e perigoso do que ficar parado sem forjar constantemente as próprias forças, sabendo que as armas sofisticadas dos inimigos que visam nosso Estado estão aumentando”, sentenciou, argumentando que “a realidade ensina que aumentar o potencial defensivo do país sem nenhum momento de inércia é a única forma de deter a ameaça militar dos EUA e alcançar a paz e a prosperidade na Península Coreana”.

O líder considerou “os Estados Unidos o maior obstáculo ao desenvolvimento da revolução coreana e o primeiro principal inimigo”, lembrando que “quem quer que tenha sido o governante dos EUA, eles nunca mudam a maneira como os EUA são e sua política anti-RPDC”.

Asseverou, por outro lado, “a firme vontade do Partido de defender com firmeza a paz e a estabilidade da Península Coreana e do resto do mundo. Neste planeta, não existe outro país como a RPDC que viva sob permanente ameaça de guerra e, por isso, a aspiração de paz do povo coreano é muito forte. A RPDC tem uma força poderosa de dissuasão de guerra e está constantemente a fortalecendo a fim de se defender e inaugurar uma era de paz verdadeira, sem guerras”.

E finalizou: “Como nossa capacidade de defesa nacional atingiu o nível capaz de frustrar de antemão a ameaça de forças hostis fora do território nacional, o agravamento da situação na Península Coreana se estenderá à instabilidade de segurança das forças que ameaçam a RPDC”, concluindo que “o grande potencial da defesa nacional não exclui a diplomacia, mas torna-se um poderoso meio para impulsioná-la na direção certa e garantir o seu sucesso”.

Reunificação da Pátria coreana

Kim Jong Un esclareceu a posição de princípio do PTC sobre os laços intercoreanos: “Agora a nação coreana se encontra no sério dilema de caminhar em direção à paz e reunificação, consertando a estagnação das relações Norte-Sul ou continuar a sofrer a tragédia da divisão em meio ao ciclo vicioso de confronto e o perigo de guerra”.

E acrescentou: “Não seria exagero dizer que a situação atual das relações entre as duas partes coreanas remontava à época anterior à publicação da Declaração de Panmunjom e se distanciava cada vez mais da realização do sonho da reunificação. Atos de hostilidade militar e tramas anti-RPDC continuam na Coreia do Sul, agravando a situação na Península Coreana, tornando sombria a perspectiva de melhorar as relações intercoreanas”.

Líder Kim Jong Un reeleito por unanimidade no 8º Congresso do PTC

O relatório aprovado pelo Congresso diz: “Devemos assumir a posição e a atitude de resolver antes de tudo os problemas fundamentais das relações bilaterais, renunciar a todos os atos hostis contra a contraparte, tratar com seriedade as declarações aprovadas entre ambas as partes e aplicá-las com sinceridade”.

“Eles desafiam a execução do acordo Norte-Sul para garantir a paz e a estabilidade militar na Península Coreana, teimosamente desconsiderando a advertência repetida da RPDC para interromper a introdução de suprimentos de guerra sofisticados e exercícios de guerra combinada com os EUA. Ainda por cima, entregam-se freneticamente à modernização das forças armadas, questionando como “provocação” o desenvolvimento de armas convencionais de vários tipos na RPDC, algo legítimo relacionado com a sua soberania nacional”, assinala a resolução do PTC.

E continua: “Alertamos seriamente as autoridades sul-coreanas que se elas tentassem continuar a acusar o país com palavras como “provocação”, teimosos na forma dual e parcial de pensar, eles não teriam escolha a não ser tratar a Coreia do Sul de outra forma. A reabilitação ou não das relações intercoreanas depende inteiramente da atitude das autoridades sul-coreanas que cobrarão o preço que merecem, equivalente ao seu esforço”.

A mesma resolução, conclui: “No momento, não sentimos a necessidade de mostrar unilateralmente boa fé às autoridades sul-coreanas como antes, mas devemos tratá-las de acordo com suas respostas às nossas justas demandas e seus movimentos para a implementação de acordos intercoreanos. De acordo com a atitude das autoridades sul-coreanas, as relações intercoreanas podem voltar em breve ao ponto de um novo ponto de partida para a paz e a prosperidade que todos os compatriotas desejam como na primavera de três anos atrás”.

A Coréia Socialista continuará investindo em sua segurança defensiva

Plano Quinquenal

O informe apresentado ao Congresso por Kim Jong Un apresenta o novo Plano Quinquenal para a próxima etapa, aprovado ao final do Congresso, destacando a importância de reforçar “o desenvolvimento dos setores-chave que constituem a principal artéria da economia nacional e que devem ser revitalizados com prioridade para o desenvolvimento da economia como um todo e a melhoria de vida da população”.

O plano estabelece prioridades nas áreas de metalurgia, indústria química, setor elétrico, indústria mecânica, indústria extrativa, comunicações através da “modernização dos processos de produção existentes com tecnologias avançadas”. Alguns desses setores são considerados, no plano, “uma tábua de salvação para a construção de uma economia independente e a melhoria de vida das pessoas”.

O Plano indicou a situação atual dos transportes e definiu as tarefas para “alcançar a sua melhoria notável”: “o principal objetivo do transporte ferroviário no período do novo Plano Quinquenal é dar um bom impulso à modernização ferroviária e melhorar radicalmente o transporte para atender às necessidades correspondentes”.

O documento também aponta como uma de suas prioridades “a solução do problema de alimentação, vestuário e moradia dos habitantes e de conseguir mudanças e inovações substanciais e palpáveis ​​em suas vidas durante o período de novo Plano Quinquenal”. O relatório apresentou “as medidas ativas para aumentar a produção agrícola e assim resolver de forma decisiva o problema alimentar da população”.

Também focalizou uma avaliação na recuperação de moradias, “principal tarefa no termo do novo plano é a realização de grandes obras, incluindo a construção de moradias, em grande medida, para oferecer aos habitantes condições de vida mais civilizadas e para renovar a face do país”, acrescentando que “o mesmo setor deve promover simultaneamente a construção industrial para fortalecer a base econômica do país e atender às necessidades materiais e culturais da população”.

Participantes do 8º Congresso do PTC: cerca de 7 mil
Construção de novas casas na Comuna Taechong, distrito Unpha, reeguidas após os acidentes naturais ocorridos em 2020
As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *