Punhos fechados e mãos dadas

.

Foto: Fotos Públicas

Há quase 40 anos o grande dirigente sindical Hugo Perez poetizava assim a necessidade da luta, da unidade e da solidariedade para os trabalhadores.

Os metalúrgicos da Renault, em greve, juntamente com os companheiros do Brasil Metalúrgico e de milhares de outros trabalhadores corporificam hoje a poesia do dirigente.

À valente greve efetivada com o apoio do sindicato vão se somando os gestos de solidariedade efetiva que demonstram a unidade de ação.

Tivemos ontem, dia 30, uma jornada nacional com manifestações nas concessionárias da Renault em apoio aos grevistas que conseguiu chamar a atenção até mesmo da mídia grande para a justa luta travada em São José dos Pinhais.

Vários movimentos populares difundem em suas redes sociais os filmes que testemunham a luta e o seu apoio a ela, respaldados por políticos de renome.

Os familiares dos metalúrgicos – demitidos ou não – têm emocionado a opinião pública e angariado a simpatia de todos.

Em vários países as entidades sindicais têm se manifestado solidárias com os brasileiros e pressionam a empresa multinacional contra sua estratégia de cortes.

A Renault brasileira, cuja direção atual parece encarnar o espírito de seu fundador, Louis Renault, preso e condenado na França depois da Segunda Guerra Mundial por colaboração com os nazistas, tem tentado de maneira insistente dividir os trabalhadores, amedrontá-los e, com fake news canhestras, disfarçar sua intransigência.

Em uma medida desesperada cortou parte dos salários dos grevistas e foi rapidamente enfrentada pelo sindicato que disponibilizou suas reservas como um fundo de greve emergencial.

Também aí se manifestou imediatamente o espírito unitário de solidariedade com a criação de um amplo movimento nacional de coleta de fundos – financeiros e materiais – para ajuda aos grevistas, aos trabalhadores e ao sindicato.

Persistir na greve e quebrar a intransigência da empresa demonstrando às forças políticas e aos aliados (como, por exemplo, na audiência pública na Assembleia Legislativa Estadual), o egoísmo interesseiro dela, tem sido o eixo das ações do sindicato, agora mais que nunca respaldadas por um apoio unânime, crescente e vigilante de todos os trabalhadores.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *