Quadrinhos e educação para dialogar mais e melhor na escola e além dela

Em 2015 os professores Amaro Braga e Thiago Modenesi decidiram organizar uma coleção que reunisse artigos relacionando as histórias em quadrinhos com a educação, seja no ambiente escolar ou para além dele

Fotomontagem feita pro Artur Nogueira com as fotos de: Quadriculando/Divulgação

Em 2015 os professores Amaro Braga (Ufal) e Thiago Modenesi (Unit) decidiram organizar uma coleção que reunisse artigos relacionando as histórias em quadrinhos com a educação, seja no ambiente escolar ou para além dele. Contaram no início dessa empreitada com o apoio do Centro Universitário Guararapes – Unifg e a receptividade foi tamanha ao projeto que no ano do lançamento acabaram por publicar os 2 primeiros volumes da obra!

Quadrinhos & Educação – volume 1 tratou dos relatos de experiência e análises de publicações e foi lançado no primeiro semestre de 2015, com 184 páginas. O volume 2 nasceu no segundo semestre, ostentou na capa ilustração do quadrinista pernambucano Luciano Félix, e apresentou artigos que discutiam os procedimentos didáticos, com 188 páginas, foi a primeira edição a contar com artigo de um participante internacional, a professora uruguaia Victoria Saibene.

A coleção seguiria no ano seguinte e, desde o seu segundo volume, adquiriu a tradição de seu lançamento ocorrer durante as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, realizadas na Universidade de São Paulo – USP. O volume 3 apresentava o tema “fanzines, espaços e usos pedagógicos”, novamente com 188 páginas e um rico debate sobre a relação dos quadrinhos com a educação.

O volume 4 só viria a ser publicado em 2018, o novo livro versava sobre as experiências docentes, inferências pedagógicas e análises das políticas públicas em 176 páginas, aqui se encerrava a parceria com o Centro Universitário Guararapes – Unifg que deixa de financiar a impressão.

A coleção é assumida a partir do volume 5 pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em charges, cartuns e histórias em quadrinhos – GIP-HQ em uma nova edição com 158 páginas e se propondo a analisar os espaços políticos, meio ambiente e diversidade. Esse volume é impresso em 2019.

Algumas curiosidades marcam as quase 1.000 páginas já publicadas, uma é o trabalho feito na criação das capas dos volumes 1 ao 4 e no novo volume 6 pelo professor Amaro Braga, algo primoroso e minimalista, sobre artes de grandes ícones das HQs. A edição 5 teve capa com arte de Guilherme Smee, que colabora também com artigos em vários volumes e também fez a capa da futura edição omnibus, compilando os 5 primeiros volumes.

Outro registro importante é que os 5 primeiros volumes foram impressos na gráfica de Tarcísio Pereira, fundador e proprietário da extinta Livro 7, que já foi a maior livraria do Brasil, o “homem dos livros”, como era conhecido em Pernambuco, um intelectual e fã de quadrinhos. Um entusiasta de nossa coleção que teve a vida ceifada pela Covid-19.

Além disso, Quadrinhos & Educação foi 2 vezes finalista na categoria “melhor livro teórico” do Troféu HQMix e se tornou referência de várias pesquisas acadêmicas. Agora, dois anos depois, os autores voltam a carga com mais um volume, o sexto, o primeiro publicado com recursos de financiamento coletivo através da plataforma Catarse e editado pela editora Quadriculando.

A proposta é ousada: os organizadores trarão o volume 6 com 10 artigos de 16 autores/as, podendo aumentar essa quantidade de acordo com o apoio angariado na campanha, além de abrirem espaço para o envio de resumos expandidos entre 1 e 3 páginas apresentando TCC, Dissertação ou tese sobre Quadrinhos e Educação. E se a obra bater a meta estendida prometem uma edição com mais de 1.000 páginas no formato digital, reunindo todo o conteúdo dos volumes 1 ao 5 revisados e com novo tratamento gráfico.

Para os que quiserem conhecer a coleção mais longeva já publicada no Brasil sobre os Quadrinhos e a Educação é só acessar http://catarse.me/hqeduca e adquirir o seu exemplar, é possível também adquirir os volumes anteriores e outras publicações sobre o tema, além de quadrinhos da editora Quadriculando.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor