Que o movimento hip-hop fique sabendo, o Pré-Sal também é nosso!

Últimamente tem se falado muito sobre o pré-sal na televisão. A maioria do povo brasileiro sabe como foi o final da última novela das oito, mas ainda não esta interado sobre este o pré-sal.

Para entender mais sobre o Pré-Sa, veja o final do artigol*

Segundo o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil deverá se tornar a quarta maior economia do mundo em um período entre dez e 15 anos.

Recentemente no Pará, Lula defendeu que parte dos recursos do pré-sal sejam destinados para fazer reparações históricas, entre essas reparações, a educação.

Também andou defendendo mudanças na Lei do Petróleo para que o lucro possa ser empregado em favor da educação e na redução da pobreza.

Já o Ministro Juca Ferreira defendeu 1% dos lucros do pré-sal para a área cultural, disse também que a cultura é um direito básico do ser humano, e será uma oportunidade única para tirar o setor da secundariedade onde foi injustamente acomodado.

Eu sei que temos muitas preocupações e muitas lutas por toda parte com o movimento hip-hop, Temos a luta contra a redução da maior idade penal que mesmo sendo inconstitucional ainda existe uma grande parte de conservadores e reacionários defendendo esse absurdo. Temos a epidemia do crack que vem destruindo parte da juventude e mesmo com todas as dificuldades uma grande parte do movimento vem fazendo o que pode para contribuir com debates e ações culturais junto às escolas da rede publica.

Penso que o movimento hip-hop, mesmo com todas as suas demandas precisa estudar mais este assunto, a gente vive batendo no peito que “somos a voz das periferias”, então temos que levar estas informações pra dentro das periferias poderem debater este assunto com o maior numero possível de pessoas nas comunidades, inclusive sugiro criar debates sobre o pré-sal nas quebradas e muitas intervenções de graffitagens sobre este tema.

Enfim, temos que alertar o nosso povo que o nosso país encontrou um bilhete premiado e se não souberrmos do que se trata ficará muito fácil para as elites tomar de assalto esta riqueza.

Temos que esclarecer este assunto nas rodas de futebol, nos botecos culturais das quebradas, nas filas dos bancos, hospitais, paradas de ônibus, festas de hip-hop, entre todos os espaços possíveis.

Temos que ter consciência que o pré-sal poderá mudar a realidade de milhares de crianças e adolescentes. Só em pensar que o futuro da juventude negra, branca e pobre das periferias pode ser muito diferente do que foi a nossa geração, já é motivo de sobra para levantarmos esta bandeira. Sem falar nos investimentos na saúde, educação, esporte e a cultura que beneficiará diretamente a comunidade hip-hop e os artistas independentes.

Portanto, faço um pedido especial a todos os militantes, ativistas e artistas do hip-hop brasileiro, para dominarem este assunto do pré-sal, em 2010 teremos as eleições presidenciáveis e podemos perder esta grandiosa riqueza para , os traidores que sempre entregaram de mãos beijadas as nossas riquezas, como a Vale do Rio Doce. E até a Petrobrás que hoje não é exclusiva do Brasil. Tudo porque o nosso povo brasileiro nunca se ligou nisso.

Que o nosso movimento hip-hop brasileiro possa intensificar a nossa voz nas periferias e com um grito bem alto possamos dizer que o Pré-Sal também é nosso! Portanto queremos que esta riqueza natural seja revertida para população pobre das periferias do Brasi.

Pode acreditar!

———-

* Para entender
Pois bem, vamos entender um pouco mais essa fita: O pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 Km entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos).

O petróleo encontrado nesta área está em uma profundidade que supera os oito mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam totalmente a qualidade do petróleo.

Estimativas apontam que a camada, no total, pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de boe (barris de óleo equivalente) em reservas, o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor