Teremos a chance de um segundo turno?

.

As ameaças à democracia aumentaram muito mais depois da posse de Bolsonaro l Foto: Alan Santos/PR

Na passagem de ano, como acontece quase sempre, a palavra mais lida e ouvida talvez tenha sido esperança.

Muita gente repetiu Paulo Freire, esgrimindo o verbo “esperançar”.

E, no concreto da resistência à ordem vigente, além das anotações acerca da derrota da quase totalidade dos candidatos “bolsonaristas” de raiz e um fio de otimismo pelo desempenho da esquerda em algumas capitais e cidades importantes, o reconhecimento de que cerca de oitenta por cento dos votos no último pleito municipal foram abocanhados pelas legendas de centro e centro-direita.

Reflexo disso, o fortalecimento do “centrão”, que na Câmara e no Senado se dispõe a dar sustentação ao governo em troca de benesses imediatas.

Fala-se até em reforma do ministério.

E que chances teremos em 2022?

Depende.

Se tomarmos como referência o maior partido de oposição, o PT, que rejeitou a alternativas de alianças amplas e alcançou o pior desempenho eleitoral desde a sua fundação, as dificuldades são muitas.

Não há sinais de que o partido liderado por Lula tenha assimilado o fracasso e esteja tirando as devidas consequências em termos de comportamento tático.

Correndo em paralelo, a legítima aspiração de Ciro Gomes, do PDT, situado no campo progressista, busca a diferenciação com o petismo como meio de ampliar apoios ao centro, porém mal administrando esse viés tático.

E apesar do enfraquecimento relativo, o presidente da República conserva a aprovação média de um terço da população, que seriam suficientes para levá-lo a um hipotético segundo turno enfrentando a oposição fracionada.

Donde se deduz o risco de uma disputa entre a extrema direita e o centro-direita, repetindo aqui o que ocorreu no último pleito presidencial na França, em que o campo progressista e de esquerda não teve outra alternativa senão votar em Macron contra Le Pen.

O pano de fundo é a crise sanitária, econômica e social, com drásticas repercussões sobre as condições de existência da maioria da população. Cerca de 40 milhões de brasileiros iniciam o ano sobrevivendo materialmente na miséria.

A agenda da resistência dos movimentos sociais – das centrais sindicais e do movimento estudantil, sobretudo – se exercida em função de pautas unitárias pode vir a contribuir para alterar, pelo menos em parte, o comportamento tático exclusivista predominante na esquerda.

De toda sorte, apesar dos danos causados pela dispersão oposicionista, a depender também do quanto se divida o centro-direita, talvez tenhamos a chance de um segundo turno.

Daqui até lá há muito chão a percorrer.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *