Uma grande iniciativa para o 1º de Maio

Quando todas as centrais sindicais resolveram comemorar o 1º de Maio sem ajuntamento físico de pessoas, mas com suporte eletrônico, demonstraram sua capacidade de usar as novas tecnologias em benefício dos trabalhadores e de sua liderança, dando vazão ao sentimento unitário de luta que as anima.

Bandeira do Brasil - Foto: CUT

Acresce-se a este procedimento elogiável a dupla correção do conteúdo afirmado das manifestações (Saúde, Emprego, Renda e Democracia) e a ampliação do leque de personalidades políticas convidadas a participarem do evento, além dos artistas que ao longo dos anos abrilhantaram as comemorações.

Os dirigentes sindicais confirmam que o grande impulso para esta iniciativa foi a provocadora ação golpista do presidente da República repudiada por eles já na noite de domingo em contundente nota pública coletiva.

Confirmados os convites e as participações o palanque virtual do 1º de Maio acolherá, além dos dirigentes e dos artistas, os ex-presidentes FHC, Lula e Dilma, os governadores Dória, Flávio Dino e Witzel, o ex-ministro Ciro Gomes, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia e muitos outros que comparecerão ao longo do dia.

Grande lição política que os dirigentes sindicais dão à toda sociedade e aos partidos, demonstrando o que se pode fazer – e o que se deve fazer corretamente – em momentos de pandemia.

E como estou em modo elogioso quero também destacar a iniciativa de cinco assessores de imprensa de sindicatos de metalúrgicos que, pela internet, realizaram uma primeira reunião virtual para melhorarem a comunicação sindical de suas entidades, articularem entre si os procedimentos e ampliarem, de modo consequente, a efetivação de uma verdadeira rede de comunicação sindical em tempos de crise.

Nesta primeira reunião participaram os companheiros e companheiras Auris Sousa (Osasco-SP), Esdras Gomes (Maracanaú-CE), Juliana Barbosa (Catalão-GO), Val Gomes (São Paulo-SP) e Viviane Somacal (Bento Gonçalves-RS).

As próximas vídeo conferências contarão seguramente com muitos mais assessores de imprensa e cumprirão a pauta sugerida nesta primeira reunião.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor