Uma pessoa sem ilusões é uma pessoa livre 

Não temos ilusões. Está claro que Trump é quem governará o Brasil, e não Bolsonaro. Bolsonaro é o fantoche fascista que fará o que os norte-americanos mandarem.

Sabemos o que significa privatizar patrimônio e serviços públicos: significa o povo ao deus-dará, sem acesso à saúde e à educação de qualidade, com ainda menos segurança e muita violência, salários baixos, carestia, e banqueiro com os bolsos cheios de nossa grana.

Sabemos o que significa o fim do Ministério do Trabalho. Significa o aumento do trabalho escravo das grandes fazendas, do trabalho infantil, dos acidentes e doenças do trabalho, da exploração do trabalhador, do desemprego e do trabalho precário, na mesma proporção do aumento do lucro do patrão.

Sabemos que, para aprontar tudo isso com a gente, a gangue que manda no jogo tem que acabar com o que resta do pouco de democracia e de liberdade. Precisa do povo com medo, do trabalhador sem sindicato, da favela ainda mais reprimida e aterrorizada, e da oposição calada.

Lutaremos. A Constituição da República Federativa do Brasil será nossa bandeira. Defenderemos por meio dela uma pátria livre e os direitos do povo trabalhador. Sabemos que é uma luta desigual, mas a ela nos lançaremos. Temos ao menos 47 milhões de brasileiros que querem um Brasil justo, e outros tantos milhões que se calaram, e mais alguns milhões que se iludiram, mas que, estamos certos, despertarão. Basta que atuemos unidos, com a inteligência e a coragem de quem, por ser livre de ilusões, é verdadeiramente livre para lutar.

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal Vermelho
Autor